Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador repassa recursos para manter IGHB em funcionamento

A Prefeitura de Salvador firmou nesta terça-feira (1º) parceria junto ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), situado na Praça da Piedade, para repasse de recursos municipais. O investimento inicial será de R$400 mil e vai custear a manutenção e atividades promovidas por esta que, além de centenária, é uma das principais entidades culturais do estado.

 

O ato de assinatura do contrato ocorreu na sede do instituto e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e do presidente do IGHB, Joaci Góes.

 

“O IGHB estava na iminência de fechar as suas portas, pela suspensão dos repasses destinados em lei para manutenção do instituto pelo estado. A Prefeitura assume mais esta responsabilidade de atribuição, para garantir a preservação da nossa história. Aqui, nesta instituição, estão arquivos e registros históricos, seja através de jornais, de livros, de imagens, quadros, monumentos, da história da nossa Independência da Bahia. Na véspera do 2 de Julho, não poderia haver um momento mais adequado e propício para assinarmos essa ordem para repasse dos recursos”, destacou Bruno Reis.

 

Na ocasião, o prefeito assumiu o compromisso de viabilizar mais investimentos, desta vez para restaurar o prédio do IGHB. “Também vamos aprovar, seja pelo Viva Cultura municipal, seja em leis de incentivos, como a Rouanet, um projeto para a digitalização dos livros históricos e todos os arquivos do instituto para preservar, eternizar e permitir que todos possam ter acesso às informações da história do povo baiano”, acrescentou.

 

Memória – Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é qualificado como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 9.790. Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

 

O lugar possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do público. O IGHB ainda edita livros e periódicos, além de promover encontros e congressos relacionados com a geografia e a história da Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos do 2 de Julho: o Caboclo e a Cabocla.

 

“O IGHB é considerado a mais importante instituição cultural da Bahia e do Nordeste, a partir da data da sua fundação em 1894 até 1946, quando finalmente foi criada a Universidade Federal da Bahia. E essa instituição viveu sempre uma história de protagonismo. A tal ponto que, em 1994, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa transformou a obrigação do Estado da Bahia de financiar o custeio anual da operação dessa instituição para limpeza, pagamento dos salários, pagamento de água e luz. Pela primeira vez, há um ano e meio, essa posição foi negada pela Secretaria de Cultura estadual”, afirmou Joaci Goés, acrescentando que a questão foi judicializada.

 

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou o reconhecimento internacional que Salvador tem pelo próprio patrimônio histórico e do papel do segmento cultural para além de eventos de rua.

 

“A cultura é muito maior do que isso. É um funcionamento de um povo. É nela onde a gente se reconhece. São os nossos signos, nossos significados, a nossa história. Aqui no IGHB não só se guardam documentos, aqui se faz história, se constrói futuro respeitando o passado. Materializamos esse patrocínio que vai ajudar o instituto a se manter até o final deste ano. Esse é um passo importante para que a gente possa, de fato, melhorar ainda mais as condições desse querido local, cujas portas estão sempre abertas para receber alunos e toda a sociedade”, pontuou Ana Paula Matos.

 

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar