Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Utinga Cobra Ações do Governo do Estado para Redução da Violência

A Prefeitura de Utinga vem há algum tempo solicitando ao Governo do Estado da Bahia medidas concretas para combater a crescente violência no município. Apesar dos esforços municipais, como a cessão de prédios públicos, fornecimento de combustíveis, servidores cedidos, alimentação complementar, empréstimos de veículos municipais e manutenção de veículos estaduais, a resposta estadual tem sido insuficiente. A Delegacia de Polícia Civil, por exemplo, está praticamente fechada, sem delegado, já que a titular está de licenciada e sem investigadores há anos. A Prefeitura cedeu um prédio completamente reformado para a Polícia Civil, garantindo um local adequado para suas operações. A Companhia de Polícia Militar (Cia PM) também enfrenta problemas, operando com um número insuficiente de policiais e sem um capitão no comando, como exige a legislação. A Cia PM funciona em um prédio cedido pelo Poder Judiciário (antiga casa do Juiz), totalmente adaptado e reformado pela prefeitura.

O tiroteio desta segunda-feira (22) em um box na Feira Livre, onde três pessoas foram baleadas e duas transferidas em estado grave, é mais um exemplo da situação crítica que Utinga enfrenta. Homicídios sequenciados têm ocorrido no município, sem o devido esclarecimento dos crimes e punição dos criminosos.

O que falta no município são quantidade suficiente de policiais da PM, um comandante PM dentro do exigido pela legislação (Capitão PM, no mínimo), um Delegado de Polícia e investigadores de Polícia Civil. A administração municipal continua a cobrar providências do Governo do Estado, enfatizando a necessidade de reforço do efetivo policial, nomeação de um capitão para a Cia PM e e efetividade na delegacia de polícia Civil. A Prefeitura de Utinga destaca que a segurança pública é responsabilidade do Governo do Estado e que medidas urgentes são necessárias para garantir a segurança da população.

O prefeito de Utinga, Joyuson Vieira, reforça que, apesar de todo o apoio emprestado pela Prefeitura Municipal às forças de segurança estaduais, a situação permanece crítica e exige uma resposta imediata do Governo do Estado para assegurar a tranquilidade e a segurança da comunidade de Utinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!