Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura inaugura terceira Horta Comercial Agroecológica de Salvador

Os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio de Salvador, passaram a contar com mais uma Horta Comercial Agroecológica na região. A estrutura foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador, na Unidade de Acolhimento Institucional Casa das Pérolas, nesta quarta-feira (16), e será administrada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

 

O local possui uma área total de 380 m², onde serão cultivadas diversas espécies de hortaliças como tomates, pimentas, alfaces, manjericão verde e roxo, cebolinhas, couves, rúcula, tomilho, alecrim, salsa, pimentão, erva doce, hortelã miúdo, orégano e outros.

 

O projeto tem o intuito de incentivar a alimentação saudável, fortalecer a economia local, além de transmitir técnicas de cultivo para a comunidade. Essa é a terceira horta entregue pela gestão municipal.

 

Inicialmente a horta, que será destinada à produção comercial, será cuidada por 40 pessoas treinadas e capacitadas. Somente esses empreendedores estão habilitados a regar e intervir nas mudas das leiras, respeitando os horários de regas, manejos e colheitas, mantendo padrões rigorosos de higiene durante o cultivo, colheita e manuseio.

 

Durante a inauguração, o titular da Secis, Ivan Euler, citou os benefícios gerados pela agricultura urbana, ressaltando o impacto positivo no combate às mudanças climáticas.

 

“Estamos muito felizes por entregar mais uma horta comunitária, a terceira da nossa cidade. Este é um projeto em que a gente aposta muito, pois além da possibilidade de oferecer uma renda para a comunidade através dessas estruturas, essa é também uma ação que gera oportunidade para as pessoas se familiarizarem com o cultivo, pegar na terra e adquirir conhecimento sustentável. A instalação de hortas com esse perfil também apoia diretamente o combate às mudanças climáticas, pois acaba diminuindo a quantidade de veículos transitando de uma cidade para outra, uma vez que temos uma produção própria e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases e o efeito estufa”, contou.

 

A gestora da Casa das Pérolas, Vera Guimarães, comemorou a chegada do projeto na unidade. “O nosso lar atende pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência, então a chegada dessa horta é um sonho para nós, pois, além de trazer uma atividade para os nossos assistidos, ela irá gerar também um recurso para a própria instituição, bem como a possibilidade de realizar a horta terapia com os nossos assistidos. Estamos muito felizes mesmo”, comemorou.

 

As demais hortas comerciais implantadas pela Secis estão localizadas no Lar Fabiano de Cristo, também em Coutos, e no Terreiro Ilê Axé Ewá Omin Nirê, em Cassange.

 

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!