Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura inicia trabalho emergencial de contenção na praia de Guarajuba

A Prefeitura de Camaçari iniciou nesta quarta-feira (9) trabalho emergencial de contenção em trecho da orla de Guarajuba. A previsão da Defesa Civil é de que o serviço para conter o avanço do mar nessa área seja finalizado até o fim de abril, de modo a preservar a estrutura da localidade e a segurança de moradores, turistas e visitantes.

Para reforçar a faixa costeira, foi iniciada a disposição de cerca de 500 big-bags num raio de 200 metros na extensão da praia. Os materiais estão sendo colocados no espaço atingido pelos efeitos da erosão marinha registrada na Praia de Guarajuba no dia 30 de março, quando o nível do mar atingiu 2,8 metros.

Com auxílio de uma máquina escavadeira, cada contentor flexível recebe cerca de 2 toneladas de areia molhada da própria praia para, finalmente, ser disposto como barreira. A tábua de marés dá o ritmo do trabalho, que só pode ser executado no período de nível baixo das águas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Almir dos Reis Garcia, essa ação emergencial vem sendo acompanhada por diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

“A gente tomou as medidas cabíveis depois de uma reunião conjunta entre ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], SPU [Superintendência do Patrimônio da União], IBAMA [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], Projeto Tamar, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano [Sedur] e Secretaria da Infraestrutura [Seinfra], juntos, aqui, para conter com celeridade essa ação das marés mais altas”, esclareceu.

Além desta iniciativa, o governo já demandou dos órgãos competentes o projeto definitivo para as áreas do município mais sensíveis à erosão marítima. Segundo Erisvalter Machado, engenheiro da Defesa Civil, a intervenção atual tem a finalidade de proteger a orla no tempo médio de seis meses, prazo estipulado para a elaboração do projeto definitivo, emissão de alvarás, autorizações ambientais. A partir daí será organizada a licitação para a execução da obra definitiva.

O trabalho de restabelecimento de contenções no litoral de Camaçari acontece, também, em pontos específicos de Jauá.

Foto: Rhaiany Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!