Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura investe mais de R$1,5 milhão em Ajudas de Custo para atletas e fortalece esporte em Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoveu um encontro com os atletas contemplados com o projeto de Ajuda de Custo e que vão disputar competições neste mês de junho. Desde o início do programa, em 2023, já foram investidos mais de R$1,5 milhão em auxílios deste tipo aos esportistas.

 

Só em 2025, já foram concedidos mais de 100 benefícios para diversas categorias. Cerca de 30 beneficiários participaram do evento, que ocorreu na sede da pasta, no Comércio, e destacaram o impacto social e esportivo desta política pública da capital baiana. A Ajuda de Custo permite que os atletas soteropolitanos possam participar de competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, ajudando a cobrir despesas com passagens, hospedagem e alimentação.

 

Uma das atletas que destacaram o impacto positivo da política pública foi a nadadora Lízian Simões Sobral, que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Maratonas, etapa que conta como uma seletiva para o Sul-Americano de Águas Abertas. “Viajarei para Fortaleza no dia 4 de junho, e a Ajuda de Custo tem sido fundamental para mim, permitindo que eu possa arcar com os custos da viagem e participar desta competição tão importante para mim, para o meu clube e para a minha cidade. Estou muito grata por esse apoio”, afirmou Lízian.

 

Já Letícia Aragão Bastos representará Salvador no Campeonato Norte-Nordeste de Karatê, e também reforçou a relevância do programa: “Essa ajuda de custo faz muita diferença para mim, porque cobre os gastos de transporte, alimentação e outros custos que temos para competir. Sem esse apoio, seria muito difícil participar. Sou muito grata pela oportunidade, que me motiva ainda mais a continuar treinando e representando minha equipe, minha cidade e meu estado”, disse Letícia.

 

O atleta de Jiu-Jitsu Ian Augusto Bonato Aguiar, que vai disputar o Campeonato Brasileiro da CBJJ em Barueri-SP, completou: “A Ajuda de Custo faz toda a diferença. É um apoio essencial para cobrir as despesas de viagem e me permite competir em alto nível e representar bem Salvador. Sou muito grato pela oportunidade e pelo reconhecimento, que me motiva a continuar no esporte e buscar resultados ainda melhores”, afirmou Ian.

 

Titular da Sempre, Júnior Magalhães destacou a importância do programa como política pública de transformação: “A Ajuda de Custo vai muito além do apoio financeiro. É uma oportunidade concreta para nossos atletas competirem em igualdade de condições com atletas de outros estados e até de outros países”, disse.

 

“Esse programa não só fortalece o esporte e incentiva a base, mas também transforma vidas e projeta a cidade de Salvador para o cenário esportivo nacional e internacional. Além da Ajuda de Custo, Salvador investe de forma integrada nos programas Bolsa Atleta Salvador e Viva Esporte, ampliando oportunidades para jovens esportistas e atletas de alto rendimento”, completou o secretário.

 

Requerimento – O requerimento para o benefício deve ser realizado pelo site Salvador Digital, acessível pelo link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda , com antecedência mínima de 60 dias antes do evento esportivo. Entre os documentos necessários, estão comprovação de residência em Salvador e declarações que detalham eventuais apoios recebidos de outras fontes.

 

Para mais informações e acesso ao decreto completo, visite: https://sempre.salvador.ba.gov.br/ajuda-de-custo/

Fotos: Vitor Santos / Ascom Sempre

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026