Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura supera marca de 1,2 mil casas reformadas pelo Morar Melhor no Bairro da Paz

A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta segunda-feira (7), mais 105 casas reformadas pelo programa Morar Melhor, beneficiando famílias do Bairro da Paz que sofriam com problemas estruturais em seus imóveis. Essa foi a quarta etapa do programa na comunidade, que já contabiliza 1.277 residências requalificadas ao longo dos últimos anos.

 

Com essa nova entrega, o bairro passa a ser uma das áreas mais com maior número de casas reformadas pela iniciativa municipal. Durante a cerimônia de entrega dos imóveis, o prefeito Bruno Reis lembrou que o programa já beneficiou cerca de 56 mil famílias em toda a cidade desde sua criação, há 10 anos.

 

“O Morar Melhor é um programa que transforma vidas. Aqui no Bairro da Paz, ele já se tornou parte da história das famílias. Só nesta comunidade, reformamos quase 1.300 casas. É muito gratificante ver como iniciativas como essa resgatam autoestima, fortalecem vínculos e garantem dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

 

“Muitas pessoas me contam que, antes da reforma, precisavam mudar a cama de lugar toda vez que chovia, porque o quarto molhava. Algumas diziam que chovia mais dentro de casa do que fora. Hoje, vivem com mais conforto, segurança e orgulho do seu lar”, completou.

 

Entre as beneficiadas está a manicure Valdirene da Mata Dias, 44 anos, que vive na Rua da Paz de Cima com três filhos e uma neta. Ela relembrou os tempos difíceis vividos antes da reforma da casa. A estrutura do imóvel, segundo ela, estava bastante comprometida, com reboco caindo, infiltrações por todos os lados e o telhado já não tinha condições de proteger a família das chuvas.

 

“Molhava tudo dentro de casa quando chovia, já perdi documentos e móveis. Era uma confusão. A telha de Eternit estava tão velha que já não segurava mais nada. A sala enchia de água, o sofá ficava encharcado. Hoje, minha casa está ótima. É uma bênção. Nunca imaginei que a Prefeitura ia bater na minha porta para fazer isso tudo. Eu só tenho a agradecer”, disse.

 

Benefícios – O programa Morar Melhor, criado em 2015, realiza melhorias habitacionais em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, a partir de reparos estruturais, como troca de telhado, reboco, pintura, instalação de portas, janelas e sanitários. O processo de seleção prioriza critérios técnicos e sociais, como famílias chefiadas por mulheres, presença de idosos ou pessoas com deficiência.

 

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, comentou que o Morar Melhor se tornou referência nacional, atraindo a atenção de gestores de outras cidades e estados, que vêm à capital baiana conhecer a iniciativa para implantar em seus respectivos municípios. Ele lembrou ainda que o programa beneficia as famílias em todos os âmbitos da vida.

 

“Além de melhorar as condições de moradia, o programa tem impacto direto na saúde e na convivência familiar. Em muitos casos, as pessoas tinham vergonha de receber visitas. Hoje, recuperam a autoestima, reativam relações com parentes e vivem com mais dignidade. Temos recebido aqui secretários, prefeitos e até governadores de outros estados, interessados em entender como esse modelo funciona. E tudo isso começou com uma ideia do nosso prefeito Bruno Reis, que soube ouvir as ruas e transformar uma demanda histórica em política pública de verdade”, frisou o secretário.

 

Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS

Veja também

unnamed
Com 100% de aproveitamento, goleiro Bruno Ferreira reforça o foco em objetivos do Ceará em 2026
O Ceará finalizou a primeira fase do Campeonato Cearense na liderança do grupo B e garantiu classificação...
Alckmin
Governo enviará proposta de acordo Mercosul-UE para o Congresso
“Brasil vai continuar com internalização do acordo”, diz Alckmin O governo brasileiro quer acelerar a...
dinheiro
Arrecadação federal bate recorde de R$ 2,89 trilhões em 2025
Foi o melhor desempenho arrecadatório também para o mês de dezembro A arrecadação da União com impostos...
unnamed (5)
Após gol e sequência invicta, Matheus Souza valoriza retorno ao futebol tailandês
Com 30 anos, o atacante Matheus Souza voltou com força total ao futebol tailandês. Ele foi contratado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar