Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pretas têm Dendê encerra programação do mês de julho com o concurso Miss Federação 2024, neste sábado (27)

Após uma série de ações em homenagem ao Julho das Pretas, o evento sociocultural “Pretas têm Dendê” encerra o mês temático com a cerimônia final, o concurso Miss Black Federação – 7ª Edição.  O evento, realizado por membros da comunidade, acontece no Centro Social Urbano da Federação (CSU), neste sábado (27/07), a partir das 13h. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.

O tema do desfile deste ano é a Bahia, e essa escolha é extremamente significativa por várias razões. A Bahia é um estado com uma rica herança cultural e histórica, especialmente no que diz respeito à cultura afro-brasileira. Salvador, a capital, é conhecida como a cidade mais negra fora da África, e a Bahia como um todo tem uma população majoritariamente negra, com uma forte presença de tradições africanas em sua música, dança, culinária e religião..

Acontecerá também o tradicional circuito moda praia que antecede o principal. As modelos serão avaliadas por um time de jurados composto por especialistas reconhecidos por suas contribuições significativas em suas respectivas áreas e por seu compromisso com a promoção da cultura e da diversidade.
Além do desfile, o Pretas contará com apresentação de samba de roda com o grupo de idosas Estrela, Banda Verbo Ativo e sessão de poesia com Wesley Guedes, e rodas de conversa sobre literatura e ancestralidade.

Pretas 2024 – Um conjunto de ações  

Antes da grande final, as meninas passaram por um processo de qualificação que incluiu diversas etapas importantes. Primeiramente, elas participaram de sessões educativas para entender o que é o Julho das Pretas, Além disso, as meninas discutiram a importância de serem representativas para a comunidade. Elas aprenderam sobre o impacto positivo que a representatividade pode ter, inspirando outras jovens e promovendo a igualdade racial e de gênero. Este entendimento é crucial para que elas possam se tornar modelos e líderes em suas comunidades. O processo de qualificação também incluiu aulas de passarela, onde as meninas aperfeiçoaram suas habilidades de desfile, postura e confiança. Essas aulas foram essenciais para prepará-las para a grande final, garantindo que estivessem prontas para brilhar no palco.
Por fim, as meninas participaram de um ensaio fotográfico profissional. Este ensaio não só ajudou a construir seus portfólios, mas também proporcionou uma experiência prática de como se apresentar diante das câmeras, uma habilidade valiosa para suas futuras carreiras.

“É um prazer fazer parte desse processo de integração entre as candidatas e seus pais, avós, tios e tias, trazendo muita história, referências e consciência social. Afinal, ser miss, não é apenas ser um rostinho bonito, mas sim, carregar em sua essência a história de mulheres, sobretudo, mulheres pretas”, afirma Iasmim.

A proposta do Pretas Têm Dendê é quebrar paradigmas e estereótipos na moda. Sejam pretas, brancas, lisas, crespas, gordas, trans, lésbicas, idosas, o “Miss Federação” vem para homenagear e empoderar a multiforme manifestação da cultura e da beleza negra da comunidade da Federação.
Como explica um dos idealizadores do evento, o produtor Daniel Silva, “ Este evento não é apenas um concurso de beleza, mas uma plataforma que destaca a riqueza da nossa herança cultural e promove a autoestima e a representatividade das mulheres negras” , ressalta.
A coordenadora do CRAS Federação e também idealizadora do projeto, Daianne Silva, afirma que “Os Pretas é possibilidade, os Pretas é o momento que nos permite a sonhar e acreditar que apesar das limitações cotidianas e principalmente econômica, podemos sonhar e acreditar que somos ilimitadas e que estaremos atentas e fortes uma ajudando as outras como acreditamos que deve ser. Um detalhe importante nos Pretas não estamos só”.
O evento é produzido pela Idealize Produtora, em parceria com a CRAS Federação.

Serviço:
O que: Pretas têm Dendê realiza Miss Black Federação 2023
Quando: 27 de Julho, a partir das 13h
Onde: Centro Social Urbano da Federação (CSU) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar