Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Primeiro goleiro a defender pênalti de Gabigol no Flamengo, Vinícius Dias comenta adaptação ao futebol português: “O estilo de jogo é diferente”

Vinícius de Oliveira Guimarães Dias, ou simplesmente Vinícius Dias, iniciou sua carreira como atleta das categorias de base do Volta Redonda. Natural do Rio de Janeiro, o goleiro, de 26 anos, atuou por oito temporadas no time profissional do Voltaço antes de se transferir ao Gil Vicente (Portugal) para jogar a temporada 2023/24. No clube carioca, o arqueiro assumiu a titularidade durante o Brasileirão Série C de 2021 e ganhou notoriedade ao defender o primeiro pênalti cobrado por Gabigol no Flamengo, em 2023.

No futebol português, Vinícius Dias diz que estranhou um pouco a diferença de velocidade do jogo comparado ao Brasil, mas que agora já está acostumado. “A adaptação tem sido boa, na realidade, no início foi mais fácil se adaptar com as coisas fora de campo. Mas depois o entrosamento veio dentro das quatro linhas, a partir do momento em que conheci melhor meus colegas de equipe e me senti mais à vontade nesse ambiente novo. Me chamou a atenção a velocidade do jogo, mas agora está tudo ok”, comentou.

Sobre a noite memorável em que conseguiu parar Gabigol numa cobrança de penalidade, durante o Campeonato Carioca 2023, o goleiro avalia que soube ler a linguagem corporal do atacante na hora de decidir para qual lado deveria pular. “Fui muito feliz ali ao tentar entender o que ele pretendia fazer. Às vezes, o cobrador dá sinais antes mesmo de chutar. Me sinto honrado pelo feito, Gabriel é um jogador diferenciado”, completou.

Em 2023/24, o Gil Vicente segue correndo atrás de seu principal objetivo em campo: se reafirmar na elite do futebol português. Os Galos, como são conhecidos, estão na nona posição da Liga Portugal. Na próxima segunda-feira (11), o duelo será contra o Chaves, a partir das 17h15 (de Brasília). Vinícius Dias, que participou de três jogos na atual temporada, espera receber mais oportunidades. “Sigo lutando pelo meu espaço aqui, quero mostrar serviço sempre que puder”, ressaltou.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026