Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Procon-Ba fiscaliza eventos para garantir direitos dos consumidores/as no verão

De olho nos eventos de verão que, cada vez mais, atraem baianos/as e turistas para festas como o Carnaval de Salvador 2025, o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) está cumprindo uma agenda de fiscalizações. No último fim de semana, a operação focou os produtos e serviços oferecidos à população no Festival de Verão, visando garantir os direitos dos consumidores em grandes eventos.
O órgão, que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), vem atuando nos eventos com suas equipes de fiscalização para cumprir a Portaria nº 44 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é estabelecer estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos, especialmente aqueles ao ar livre, onde as pessoas ficam expostas ao calor, em períodos de alta temperatura, conforme a Portaria.
Segundo o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio, as equipes de fiscalização do órgão atuam nos eventos para garantir condições de consumo seguras e respeitosas para a população. “Nossas equipes verificam fatores como o acondicionamento adequado dos produtos alimentícios comercializados, os prazos de validade, as formas de precificação e as informações obrigatórias nos rótulos dos produtos”, afirmou o titular do Procon.
Em especial, destaca Venâncio, o aeroporto e a rodoviária também são objetos de fiscalizações, a fim de garantir os direitos do consumidor desde sua chegada até a sua saída, monitorando os serviços de transporte de pessoas.
Ilhas de Hidratação – O gestor destaca que eventos, como partidas de futebol, festivais e ensaios musicais, também integram a grade de atividades festivas inspecionadas. “Nestes locais, vistoriamos se existe um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, além de verificarmos a disposição de ilhas para hidratação das pessoas e a acessibilidade”, explica o superintendente.
 De acordo com informações da Portaria da Senacon, as empresas responsáveis pela produção dos eventos deverão garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, disponibilizando bebedouros ou distribuindo embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de ilhas de hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar