Salvador, 1 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Produção de chocolate associada ao turismo incrementa economia da Costa do Cacau

“Para nós, pequenos produtores, seria muito mais difícil trabalhar a marca, se não existisse essa vitrine do festival, que atrai empresários do segmento e turistas”. A declaração de Leilane Benevides, criadora da fábrica de chocolate com o nome da família, no sul da Bahia, foi dada no Chocolat Festival, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, até domingo (21). O maior evento do gênero da América Latina movimenta a zona turística Costa do Cacau, com o apoio do Governo do Estado. São 200 expositores, mais de 100 marcas e expectativa de R$ 20 milhões em negócios.

A Secretaria de Turismo (Setur-BA) divulga a Estrada do Chocolate, roteiro que oferece a experiência de vivenciar a história da lavoura cacaueira, desde as centenárias fazendas até o surgimento do polo chocolateiro na região. “O Governo da Bahia estimulou a produção de amêndoas de cacau de alta qualidade, que se transformaram em chocolates finos, reconhecidos internacionalmente, fazendo surgir o roteiro temático. Isso é a diversificação da oferta turística na Costa do Cacau, que contribuiu para o incremento da economia regional”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival, na quinta-feira (18).

Em destaque no evento, a fábrica de chocolate Cacau Luzz acumula prêmios nacionais e internacionais, usando amêndoas produzidas no município baiano de Iguaí. “A Bahia lidera a produção de chocolates finos no Brasil. É um nicho de mercado muito forte, que tem reflexo no turismo, com várias fazendas de cacau que oferecem a experiência sensorial, da roça à barra de chocolate”, declarou a fundadora da marca, Josiane Luzz.

Representando a agricultura familiar, está a fábrica Bahia Cacau Chocolate, a primeira do modelo no país. “Além de divulgar a nossa marca, participar do festival é promover a agricultura familiar no mundo, esse modelo de produção sustentável da sociobiodiversidade, desenvolvido no sul da Bahia”, ressaltou o gerente comercial Josivaldo Dias.

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos