Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Professora da rede estadual concorre ao Prêmio Jabuti Acadêmico por participação em livro sobre estudos surdos

A professora Nanci Araújo Bento, que leciona no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) para Pessoas com Surdez Wilson Lins, localizado em Salvador, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, com a coletânea “Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão”, organizada por Cecilia de Moura e Desirée De Vit Begrow. A docente está concorrendo na categoria “Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional”, por sua participação no capítulo “Libras, surdos e interseccionalidades”, escrito juntamente com a professora Shirley Vilhalva. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece na terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Para a educadora, que leciona Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no CAPE e é professora também da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ser finalista representa um marco significativo para a comunidade surda. “O capítulo ‘Libras, surdos e interseccionalidades’ se destaca ao discutir os pressupostos teóricos da interseccionalidade e ao evidenciar os atravessamentos que configuram as experiências das comunidades surdas, especialmente das indígenas e negras, temática ainda pouco explorada na educação de surdos”, afirmou.

O livro “Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão” conta com 16 artigos escritos por pesquisadores de todo o país que discutem sobre o tema. “Essa reflexão gera impactos positivos e reforça a urgência de ampliar as pesquisas no campo dos Estudos Surdos, incorporando as múltiplas diversidades que compõem as trajetórias educacionais de estudantes surdos na Educação Básica”, acrescentou Nanci.

Sobre a premiação

O Prêmio Jabuti Acadêmico, que está em sua segunda edição, reconhece e premia os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdos científico, técnico, profissional e acadêmico, bem como incentiva, ainda mais, que autores e editores trilhem esse caminho. A chancela da premiação visa impulsionar o alcance das obras, ampliar sua visibilidade e fazer com que mais leitores, nacionais e estrangeiros, acessem o conhecimento produzido no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!