Para a educadora, que leciona Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no CAPE e é professora também da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ser finalista representa um marco significativo para a comunidade surda. “O capítulo ‘Libras, surdos e interseccionalidades’ se destaca ao discutir os pressupostos teóricos da interseccionalidade e ao evidenciar os atravessamentos que configuram as experiências das comunidades surdas, especialmente das indígenas e negras, temática ainda pouco explorada na educação de surdos”, afirmou.
O livro “Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão” conta com 16 artigos escritos por pesquisadores de todo o país que discutem sobre o tema. “Essa reflexão gera impactos positivos e reforça a urgência de ampliar as pesquisas no campo dos Estudos Surdos, incorporando as múltiplas diversidades que compõem as trajetórias educacionais de estudantes surdos na Educação Básica”, acrescentou Nanci.
Sobre a premiação
O Prêmio Jabuti Acadêmico, que está em sua segunda edição, reconhece e premia os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdos científico, técnico, profissional e acadêmico, bem como incentiva, ainda mais, que autores e editores trilhem esse caminho. A chancela da premiação visa impulsionar o alcance das obras, ampliar sua visibilidade e fazer com que mais leitores, nacionais e estrangeiros, acessem o conhecimento produzido no Brasil.