Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Professores da rede municipal participam de capacitação sobre ‘avaliação das aprendizagens’ até a próxima quarta-feira (08)

A Secretária Municipal de Educação (SEMED) está realizando desta quinta-feira (02), até a próxima quarta-feira (08), na Escola de Tempo Integral, em Portão, das 8h às 12h, uma capacitação com o foco na ‘avaliação das aprendizagens’, direcionada aos professores dos anos finais da rede municipal de ensino.

Maria das Graças Chaves, coordenadora dos anos finais da SEMED, explica que a idealização da formação surgiu após uma escuta acadêmica com professores. “Uma escuta acadêmica que fizemos no ano passado com os professores reverberou em alguns temas que são importantes para que a gente possa incluir na nossa releitura. A proposta é discutir o sistema de avaliação, o ato de avaliar, pensar nas concepções como a gente pode estar avaliando nossos estudantes de uma forma muito mais humanizada, amorosa, includente, pensando em novos conceitos e instrumentos avaliativos”, disse.

A formação que aborda processos e instrumentos de avaliação está sendo ministrada pela palestrante Lorena Andrade, da editora Moderna, e conta com a participação ativa dos profissionais. Para Socorro Costa, professora de ciências, a capacitação é importante para que o professor tenha um olhar mais crítico na aprendizagem do aluno. “Falar de avaliação é difícil, mas ao mesmo tempo é necessário, é pertinente. Para quebrar esses paradigmas, essa resistência de avaliar de forma técnica, a gente tem que olhar o ser humano completo. Nosso público é um público frágil, dependendo do que aconteceu no entorno da vida desse aluno, ele pode chegar e não conseguir fazer nada na prova, mas se ele for acolhido, se ele for olhado integralmente, toda a bagagem que ele carrega, ele consegue avançar” frisou.

Neste primeiro dia, a formação foi voltada aos professores da área de exatas, já nesta sexta-feira (03), será a vez dos educadores da área de humanas, os docentes que ensinam as disciplinas de linguagens participarão na próxima segunda-feira (07). A capacitação será encerrada no dia 08 com a formação dos coordenadores pedagógicos.

Foto –  Andressa Oliveira

Veja também

1215352
Swing do Fora celebra 23 anos de história com grande festa na Casa D’Italia, em Salvador
Evento acontece no dia 1º de novembro, véspera de feriado, e reúne os 23 anos do Swing do Fora e os 20...
Fluxo-de-turistas-foto-Jefferson-Peixoto-Secom-PMS16
Salvador recebe 6,3 milhões de visitantes entre janeiro e agosto de 2026
Salvador recebeu 6.349.323 visitantes entre janeiro e agosto de 2026, segundo o fluxo estimado de visitantes...
WhatsApp Image 2026-05-28 at 17.14
Banda EVA confirma dobradinha de shows no Carnaval de Pernambuco em 2027
Banda EVA confirma dobradinha de shows no Carnaval de Pernambuco em 2027 A Banda EVA já tem encontro...
IMG_2741
Parar de fumar após o diagnóstico de câncer está associado a maior sobrevida, aponta estudo
Receber um diagnóstico de câncer costuma concentrar todas as atenções no tumor: qual é o estágio, quais...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos