Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Professores da rede municipal participam de encontro formativo em Língua Portuguesa

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou, na última sexta-feira (24), mais um encontro formativo com professores. Promovido pela Gerência de Formação e Monitoramento da pasta, o evento teve como objetivo promover escutas pedagógicas para produzir um acervo curricular que orientará o planejamento das agendas de formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino em 2024.
O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul, e foi direcionado para professores do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano. A disciplina foco deste encontro foi Língua Portuguesa, com o tema “Como Ler Antes de Saber Ler”.
A coordenadora de formação da Smed, Mariléia Fernandes, destacou que o evento é um momento de reflexão sobre a prática em sala de aula. “Fazemos um estudo da concepção que ampara essa prática, sempre relacionando teoria e prática e trazendo contribuições a partir do que os professores trazem também. Costumamos dizer que estamos aqui para conduzir esse diálogo e essa reflexão”, afirmou.
Já Nadja da Cruz Silva, também formadora da pasta municipal, enfatizou a necessidade da interação e da troca de experiências. “Os professores trazem suas reflexões a partir do contexto de sala de aula e das interações com as crianças, e tentamos refletir sobre isso com eles. Abordamos a questão da alfabetização, refletindo juntos e utilizando os materiais que eles trazem, como materiais manipuláveis. Discutimos como podemos potencializar a alfabetização dessas crianças”, explicou.
Troca de experiências – Presente no encontro, a professora Eliene Fernandes da Silva Nascimento, da Escola Municipal Batista de San Martin, ressaltou a relevância dos aprendizados adquiridos com os colegas. “Esse encontro é importante porque, como professores, absorvemos muito aprendizado que podemos levar para nossa turma. Conseguimos transmitir para nossos alunos o que aprendemos aqui, o que é muito enriquecedor”, disse.
Ao seu lado, a professora Jaciane Pereira, que atua nas escolas municipais Ruy de Lima Maltez, em Brotas, e Santa Ângela das Mercês, no Dois de Julho, citou a clareza e a aplicabilidade dos materiais discutidos. “Algumas práticas já conhecemos, mas outras precisam de um melhor direcionamento. Esses encontros esclarecem nossas dúvidas sobre o material, como utilizá-lo e obter os melhores resultados, pois já foi experimentado em outros lugares”, avaliou.

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar