Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Professores tutores de Regime Progressão Parcial participam de formação continuada, em Salvador

Cerca de 150 professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana iniciaram, nesta quarta-feira (8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma formação continuada. A atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) segue até esta quinta-feira (9), com o objetivo de discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar.
A formação possui formato híbrido, com carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). As atividades presenciais ocorrem em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus.
A Secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, falou da importância da formação. “Esse encontro é para a gente alinhar as orientações, os encaminhamentos e o acompanhamento dos nossos estudantes, pois são prioritários no processo de aprendizagem da rede estadual. Então, é uma agenda que a gente está com muita expectativa, porque é um grupo de professores seletos escolhidos pelas unidades escolares e que têm compromisso com o acompanhamento, o pertencimento da escola e, sobretudo, a aprendizagem dos estudantes”.
Para o professor Ramires Silva, que leciona Filosofia no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a formação impactará no seu trabalho com os estudantes. “Nós sabemos que o professor sempre deve se atualizar com a formação continuada. Então, esta atividade é muito importante para a gente descobrir também os mecanismos de melhorar nossas ações pedagógicas no ambiente escolar. Está sendo muito proveitoso participar”, afirmou.
Sobre o RPP – O Regime de Progressão Parcial é um direito do estudante assegurado no Artigo 24, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a matrícula no ano/série seguinte, dando continuidade à escolarização. Este ano, a SEC inova, pois, além de garantir um professor tutor para mobilizar, engajar e fazer busca ativa dos estudantes de RPP, está oportunizando a recomposição das aprendizagens através de trilhas formativas para a recomposição das aprendizagens com desenhos pedagógicos criados pela própria rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar