Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Profissionais da Atenção Primária participam de qualificação em saúde da pessoa idosa

Profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária da rede municipal participam ao longo desta terça-feira (10), da qualificação em linha de cuidado da saúde integral da pessoa idosa. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), acontece no Colégio Estadual em Tempo Integral Gonçalo Muniz, no bairro da Gleba C.

A iniciativa faz alusão ao Junho Violeta, campanha em alerta sobre a conscientização a todas as formas de violência contra a pessoa idosa. A programação inclui explanações ministradas por especialistas da área de saúde, abordando temas fundamentais para a melhoria do cuidado à saúde da pessoa idosa.

Cerca de 150 servidores participam da atividade, incluindo profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos. A iniciativa visa promover a melhoria na assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF) do município.

A titular da Sesau, Rosangela Almeida, destacou que o evento é um momento importante de construção de conhecimento. “O Brasil é um país cuja população idosa vem aumentando, então é fundamental que estejamos preparados para atendê-los de forma integral, ofertando assistência qualificada pensando na saúde, mas também em aspectos sociais deste público. Que este seja um espaço para compartilhar experiências”, disse a secretária.

Na oportunidade, a gerontóloga Maria Salete da Silva esteve presente representando a área técnica em saúde para o idoso da Diretoria da Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ela enfatizou a importância da discussão do tema de forma transversal. “Precisamos desconstruir mitos sobre o envelhecimento, pensando que a população idosa está inserida em diferentes recortes sociais, e mostrar que envelhecer não é uma coisa ruim”, afirmou.

Entre os participantes do evento esteve Josemeire Carvalho, agente comunitária de saúde há 33 anos e que atualmente atua na USF Santo Antônio. “Atividades que promovam reciclagem são fundamentais, pois através dessas atualizações podemos aplicar conhecimentos na prática, influenciando diretamente no trabalho que exercemos no dia a dia”, ressaltou.

Integram a programação da qualificação, as palestras “Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária”, “Saúde da Pessoa Idosa”, “Uso Racional de Medicamentos na Pessoa Idosa”, “Cuidados Odontológicos da Pessoa Idosa”, “Nutrição e a Pessoa Idosa”, “AVMD: Manejo do Idoso Robusto e Potencialmente Frágil”, “Manejo do Idoso Frágil e Seus Direcionamentos”, e “Prevenção de Quedas na Pessoa Idosa”.

A iniciativa é realizada através da área técnica em Saúde do Idoso, que integra a Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Sesau.

Foto: Everaldo Paixão

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar