Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Programa que oferece isenção de IPTU e da Taxa de Lixo a terreiros já beneficia 238 imóveis em Salvador

O Programa Municipal de Apoio aos Povos e Comunidades de Terreiro segue avançando em Salvador e, em 2025, já alcançou a marca de 238 imóveis beneficiados com a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TRSD (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares). A iniciativa também concede o perdão das dívidas acumuladas do imposto em anos anteriores.

 

Lançado em 21 de janeiro de 2016, o programa tem como objetivo reconhecer a importância histórica, cultural e social dos terreiros, promovendo dignidade e respeito às tradições religiosas de matriz africana. As entidades interessadas em regularizar a situação cadastral e obter o benefício devem comparecer à Secretaria Municipal da Reparação, localizada no Edifício Nossa Senhora da Ajuda, na Rua do Tesouro, ou atualizar por meio do site www.terreiro.salvador.ba.gov.br/cadastro.php.

 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou o impacto da medida na valorização da cultura afro-brasileira. “Essa medida representa o reconhecimento institucional à relevância histórica e cultural dos povos de terreiro para Salvador. Ao garantir o direito da isenção do IPTU e da Taxa de Lixo, a nossa gestão fortalece a preservação da cultura afro-brasileira, que é um dos pilares da nossa identidade. É também uma medida de justiça e reparação, pois reconhece o valor dessas comunidades na construção da nossa memória, resistência e história. Salvador é a capital da cultura afrodescendente nas Américas, e iniciativas como essa reafirmam o nosso compromisso em proteger e valorizar esse legado.”

 

Já a secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, destaca a relevância da política de isenção e remissão dos débitos antigos como ferramenta de valorização das religiões de matriz africana. “Essa iniciativa não é apenas um benefício tributário. É o reconhecimento de um direito e um gesto de reparação histórica com comunidades que têm um papel fundamental na preservação da cultura afro-brasileira e na construção da nossa identidade”, afirma.

 

A ampliação do programa resulta da atuação direta da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). As instituições mantêm um diálogo contínuo com líderes religiosos e entidades para estimular a adesão ao cadastro e garantir o acesso aos benefícios fiscais.

 

A secretária da Reparação, Isaura Genoveva, destaca a importância do programa para os terreiros de candomblé na cidade. Ela afirma que a medida representa um “reconhecimento das comunidades e povos de terreiros”, permitindo que essas instituições, sem fins lucrativos e de caráter religioso, possam usufruir dos mesmos benefícios fiscais concedidos a outras entidades religiosas. Além disso, Isaura ressaltou que a isenção tem caráter retroativo, perdoando débitos do IPTU acumulados ao longo dos anos, o que configura uma ação reparadora significativa para a preservação e o fortalecimento da cultura afro-brasileira em Salvador.

 

É importante lembrar que a política de isenção do IPTU e da TRSD para terreiros religiosos começou a ser implementada na década passada, com a publicação de um decreto municipal que passou a reconhecer oficialmente as formas de organização dos povos e comunidades de terreiro para fins jurídicos, administrativos e sociais. À época, os templos também foram beneficiados com o perdão de débitos de anos anteriores.

 

Documentação – Para se inscrever, o representante legal da casa religiosa deve apresentar RG e CPF do líder espiritual, comprovante de endereço do terreiro, documento que comprove a propriedade do imóvel e o boleto do IPTU mais recente.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar