Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Programa Registre-se! inicia atendimento em Camaçari

Com atendimento tranquilo, Camaçari deu início, nesta segunda-feira (12), à sua participação na Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! Com apoio da prefeitura, a ação é totalmente gratuita e segue até sexta-feira (16), das 8h às 16h, no auditório da Secretaria da Mulher (Semu), localizada na Rua Goiás, n.º 79, no Centro.

 

O Programa Registre-se! é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que podem retirar gratuitamente a 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A realização é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Cartório de Registro Civil de Camaçari. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar carteira de identidade (RG) ou a antiga certidão de nascimento.

 

O apoio institucional foi intermediado pela vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos, que, na ocasião, falou sobre a intenção da gestão. “Entendemos a importância das pessoas terem seu documento atualizado. Então, não pensamos duas vezes quando essa proposta chegou. Nos reunimos e, de prontidão, cedemos o espaço para que pudesse ampliar o atendimento”.

 

A vice-prefeita aproveitou a oportunidade e fez um chamamento à população. “Quero deixar claro que a emissão é de forma gratuita, sem ônus. Aproveitem essa semana para ter esses documentos de forma atualizada na mão. E também peço que façam propaganda boca a boca, falem com o vizinho, com alguém da família, para que se dirija até a Semu e tenha a emissão dos documentos”.

 

Esta é uma iniciativa nacional, e o oficial substituto do Cartório de Registro Civil de Camaçari, Benedito Pacífico, explicou como está sendo realizada no município. “Aqui foi montada toda uma estrutura para poder atender a população. O auditório foi cedido pela Secretaria da Mulher [Semu], e a gente montou todos os equipamentos. O técnico do cartório compareceu para poder instalar o sistema nacional e poder funcionar. É só vir, fazer a solicitação, e o cartório já envia. Aí, durante essa semana, a pessoa já vai poder pegar a certidão”, afirmou, ao esclarecer ainda que não há limite de atendimentos diários e quem buscar o serviço será atendido.

 

Uma das pessoas que procurou o atendimento foi o aposentado Antônio de Pádua, 70 anos, que fez a solicitação da 2ª via da certidão de casamento. “Antes, vim aqui no cartório e me cobraram R$ 82,00. Aí me disseram: ‘aproveite que segunda-feira não vai pagar nada’. Eu vim correndo pra cá e já fiz a solicitação. E sexta-feira eu vou buscar a certidão de casamento”, afirmou.

 

Quando soube da ação através das redes sociais, o também aposentado Israel Oliveira de Sena, 71 anos, foi em busca da 2ª vida da certidão de casamento para regularizar outros documentos. “A certidão já tem muito tempo e estava um pouco danificada. O atendimento foi muito bom e rápido. Cheguei e, no máximo, em vinte minutos já fui atendido”, pontuou o morador de Jauá.

 

Além da Semu, para que a ação fosse realizada, ainda, ocorreram encontros transversais com as secretarias de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), de Saúde (Sesau), e de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), que também são apoiadoras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!