Salvador, 15 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Projeto de Educação Ambiental fará plantio de 600 mudas de mangue em Madre de Deus

O Programa de Educação Ambiental Movimento Replantio, realizado pelo Projeto Recife das Pinaúnas, iniciativa realizada com o apoio da Acelen, aportou no município de Madre de Deus, onde desenvolvem atividades que visam sensibilizar para a proteção e conservação do ecossistema manguezal. Iniciado no dia 17 de março, o projeto envolve estudantes e professores do 5º ano da Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro e do 9º do ano do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto. A programação conta com aulas teóricas sobre “O ecossistema manguezal e a sua importância” e “Os resíduos sólidos e suas problemáticas”. Já a parte prática envolverá o monitoramento dos resíduos sólidos no manguezal e o replantio de 600 mudas de mangue vermelho.

Deusdélia Andrade, educadora ambiental e coordenadora do projeto, destaca a relevância de sensibilizar a comunidade sobre o valor dos manguezais. “Nossa proposta é que, por meio da educação ambiental, possamos chamar a atenção da comunidade para a importância da conservação desse ecossistema essencial”, comenta. A expectativa é que mais de 100 estudantes participem do projeto. Destes, seis (9º ano) serão capacitados para atuar como monitores junto aos profissionais responsáveis pela execução do Programa de Educação Ambiental Movimento Replantio.

Madre de Deus, cidade que conta com uma área de 29 km² de mangue, é a segunda localidade a receber a iniciativa apoiada pela Acelen. Antes, o Projeto Recife das Pinaúnas passou pela comunidade do Caípe, em São Francisco do Conde, onde realizou o plantio de 650 mudas de mangue vermelho e coleta de quase 400kg de lixo. Em Madre de Deus a ação segue até o mês de julho, com a certificação de todos os participantes.

Os manguezais brasileiros são considerados áreas de preservação permanente, protegidos por diversas leis que reconhecem sua importância para a estabilidade ecológica e a proteção das áreas costeiras. Com iniciativas como o Projeto Recife das Pinaúnas, a Acelen reforça seu compromisso com ações de ESG para a conservação ambiental e a conscientização das futuras gerações para práticas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Salvador-Shopping_2022_Fotos-Luiz-Santa-Cruz-14
Confira funcionamento dos shoppings de Salvador e RMS no Dia da Proclamação da República
Neste sábado (15), feriado da Proclamação da República, alguns dos shoppings de Salvador e da Região...
Aloizio-Mercadante
Brasil soberano já aprovou R$ 7,6 bi em créditos para 535 empresas
Dados foram apresentados pelo presidente do BNDES, Aloízio Mercadante O Banco Nacional do Desenvolvimento...
Vitor Roque
Punição do STJD pode tirar Vitor Roque de Palmeiras x Vitória; entenda
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, será julgado na próxima segunda-feira (17) pelo Superior Tribunal...
unnamed
Novo reforço do North, Rennan Siqueira comenta oportunidade de disputar a elite mineira: “Motivado”
Na última quarta-feira (12), o North Esporte Clube anunciou a contratação do lateral-esquerdo Rennan...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar