Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Projeto de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo beneficia crianças com oficina de arte

O Projeto de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo realizou uma oficina de arte voltada para os alunos da catequese. Bastante divertida, criativa e educativa, a iniciativa, que teve como tema “O que a Igreja do Espírito Santo representa para você?”, beneficiou cerca de 70 crianças de Vila de Abrantes, na costa de Camaçari, aconteceu no sábado (21/9), no Salão Paroquial da instituição religiosa.

A atividade foi ministrada pela artista plástica, museóloga e coordenadora do projeto, Kátia Cunha. Ela explicou que a iniciativa é promovida baseada na Educação Patrimonial. “Que é uma das diretrizes do plano de salvaguarda e é um processo educativo, através do ensino informal, para ressaltar a importância do legado patrimonial”, destacou.

José Diego Oliveira, 9 anos, foi uma das crianças que participaram da oficina e disse ter gostado muito. “Legal poder fazer um desenho sobre o que eu acho a respeito do valor da igreja, do Espírito Santo e de Jesus. Eu desenhei uma igreja porque, pra mim, sempre que eu venho para cá, consigo falar com Deus e me sinto muito melhor”, contou.

A atividade também foi elogiada pelos responsáveis das crianças. É o caso de Cristiane Oliveira, mãe de Maria Vitória Oliveira, 12 anos. “Eu achei uma maravilha. O dia de hoje foi muito especial. Como mãe, fico feliz em ver minha filha participar de uma ação como essa, sobretudo por ela ter uma reação positiva à atividade. Espero que tenha mais vezes”, comentou.

A coordenadora do projeto da catequese, Bárbara Cristina Vieira, disse que é uma alegria receber o projeto. “Muito legal e interessante. A nossa igreja é um patrimônio tombado, então precisamos ter um olhar diferente. A atividade é ótima justamente por explicar às crianças sobre a importância dela”.

Os desenhos confeccionados durante a oficina serão expostos no dia 29 de setembro (domingo), no átrio da igreja, após a Missa de Ação de Graças pelos trabalhos da salvaguarda, que inicia às 7h. Na oportunidade, serão promovidos um café da manhã e a entrega de premiações.

O Plano de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo de Vila de Abrantes é uma ação desenvolvida seguindo as metas e os critérios da gestão pública de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), que reconhece a importância das medidas de preservação dos bens que compõem o patrimônio material do município, a fim de fazer valer o cumprimento das leis e diretrizes do patrimônio tombado em instância municipal pelo Decreto n.º 7.574/2021, conforme a Lei n.º 1088/2010.

Para que o instrumento do tombamento seja salvaguardado e possa, efetivamente, ser protegido é necessário ser percorrido um longo processo. A Educação Patrimonial é uma relevante diretriz do plano, serão ressaltadas a importância dos ritos realizados pela igreja, bem como de pesquisa incluindo relatos históricos, educação patrimonial e a análise do estado de conservação atual da igreja.

Foto: Franklin Almeida/Itamar Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!