Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto Porto Delas conquista Prêmio ANEC Mulheres & Diversidade 2025

O Prêmio ANEC Mulheres Diversidade, um dos principais reconhecimentos nacionais às iniciativas que impulsionam a equidade de gênero no agronegócio e na logística, foi concedido, este mês, ao Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, em destaque aos resultados obtidos pelo projeto Porto Delas, que capacita mulheres para atuar em funções tradicionalmente masculinas no setor portuário.

Desde a sua criação, em 2021, a iniciativa já ampliou em 56% a presença feminina na operação do terminal, formando profissionais para cargos como coordenadoras de operação portuária, operadoras de empilhadeira, tratoristas de pátio, estivadoras, planners e analistas de inteligência operacional. Neste ano, 34 mulheres concluíram o curso de operadoras de empilhadeiras (elétricas e movidas a combustão). Quatro delas já foram pré-aprovadas no processo seletivo do Tecon Salvador, e duas já estão atuando no Armazém Alfandegado do Grupo.  São talentos que podem, também, ser absorvidos por outras demandas do mercado, a exemplo de indústrias e empresas do varejo.

“Esse prêmio reforça o sentido maior do nosso propósito estratégia, que vai além de formar talentos: estamos promovendo uma mudança cultural e social no setor logístico”, afirma Demir Lourenço, diretor-executivo do terminal. Segundo ele, “cada mulher que ingressa no terminal e atua no projeto Porto Delas quebra estigmas históricos e amplia o horizonte para futuras gerações”.

Luciana Nascimento, de 43 anos, fez o curso este ano e revela que a oportunidade lhe trouxe novas perspectivas. ‘O Porto Delas surge como um divisor de águas em minha vida, pois me resgatou de uma fase amarga, de descrença e poucas expectativas para o futuro, na qual eu não me reconhecia como parte de uma sociedade machista, preconceituosa e pouco gentil com as pessoas da faixa etária a partir dos 40 anos. De repente, surge este projeto e renasce a esperança de ingressar no mercado de trabalho, fazendo o que sempre quis. Porém, me faltava coragem e oportunidade”.

A cerimônia, promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), ocorreu na noite da última segunda-feira (26/05), na Casa Traffô, em São Paulo. O evento também reuniu líderes do agronegócio para discutir temas como equidade de gênero, liderança feminina e inclusão no setor.

Sobre a Wilson Sons

Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026