Salvador, 14 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto Redes Alvorada encerra 2ª edição com ciclos de mentorias para afroempreendedores

O segundo ano do projeto Redes Alvorada está entrando em sua reta final com as últimas mentorias para os afroempreendedores. Os negócios que seguiram para a nova fase do projeto, se destacaram entre os cerca de 100 participantes da primeira etapa e estão recebendo consultorias e mentorias com profissionais da comunicação.

Para concluir esse ciclo, o Bloco Alvorada realiza, no próximo dia 27 de julho, o encerramento da segunda etapa, na Casa de Angola, onde serão entregues os portfólios digitais dos negócios selecionados. A 2ª edição do Redes Alvorada é fruto da parceria do Instituto Cultural Alvorada Bahia com MOVAÊ – Movimento Afroempreendedor, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Os selecionados tiveram acesso a mentorias com especialistas nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, Comercialização na internet, plataformas e vendas online, Gerenciamento de Redes e Marketing Digital, Comunicação Estratégica, Comunicação, mercado e empreendedorismo, Diversidade étnico-racial e Cultura empresarial fortalecida, Gestão Financeira e Precificação

O projeto Redes Alvorada promoveu aos profissionais da economia criativa 40h de qualificação virtual com módulos de comunicação estratégica, gerenciamento de redes, comercialização na internet, tráfego pago, marketing digital, plataformas e atendimento/vendas online, além de 200h de mentorias coletivas e individuais.

A publicitária Yasmin Cardim, que conduziu as mentorias de Comercialização na internet e Plataformas e vendas online, conta ter sido um privilégio guiar empreendedores de Salvador no universo das plataformas online e comercialização na internet. “Ao longo do processo, testemunhei uma transformação significativa nos participantes. Suas expectativas foram superadas conforme passaram a enxergar seus negócios com um olhar mais estratégico e acreditarem verdadeiramente no potencial de vendas online.”

 

A iniciativa Redes Alvorada foi pautada em como o ensino do uso das redes sociais pode ser aplicado como ferramenta de trabalho e potencialização de negócios. “Pra mim é gratificante ver como eles abraçaram as técnicas e ferramentas apresentadas, adquirindo confiança para expandir suas operações”, conta a mentora.

Entre os beneficiados na segunda etapa do projeto está Iracema Moraes, empreendedora do ramo de alimentos e dona do ‘Bain Maria – Caldos, Sopas e Cremes’, localizado no Cabula. A profissional conta que o processo formativo que está permitindo que ela enxergue com mais clareza a importância da organização do meu empreendimento. “Isso me fez atentar para a importância de criar um plano estratégico para desenvolver o meu negócio de forma mais inteligente”, diz.

Iracema revela ainda que já está colocando em prática os aprendizados do Redes Alvorada. “A organização do WhatsApp Business e do Google Meu Negócio, para começar, já estão sendo de grande visibilidade, porque tem clientes que já trazem elogios e informações acerca do que estão vendo e isso está sendo de grande valor”, explica. A afroempreendedora ainda aponta que, com a iniciativa, está pondo em prática o que aprendeu a respeito de precificação, organização de perfil online, além de estudo da concorrência, elaboração de etiquetas e sustentabilidade.

“Ter o contato com profissionais qualificados nesse projeto, pra mim, foi de extrema importância porque, além das mentorias em grupo, eu tive a oportunidade de ter consultorias individuais e foram nelas, no momento direto, somente eu e o consultor, que eu tive a oportunidade de, pontualmente, trabalhar as minhas necessidades”, avalia a dona do Bain Maria.

Assim como Iracema, outros empreendedores participarão do encerramento do projeto Redes Alvorada, que acontece no dia 27 de julho, na Casa de Angola, em Salvador, onde serão entregues os portfólios digitais dos negócios selecionados para finalizar a segunda edição da iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

treino-bahia-1
Bahia enfrenta o xará Bahia de Feira pela segunda rodada do Baianão
O Bahia concluiu a preparação para o segundo compromisso da temporada 2026. Com um elenco formado majoritariamente...
minitsunami
Ondas intensas atingem litoral da Argentina, deixam um morto e ao menos 35 feridos
Uma sequência de ondas de forte intensidade atingiu o litoral atlântico da província de Buenos Aires...
01_Salvador Shopping_Selva de Histórias_Foto Larissa Barreto (3)
Selva de Histórias: roda-gigante, trenzinho e feira de livros garantem diversão para toda a família
A diversão está garantida para crianças e adultos na Selva de Histórias: onde a diversão e a leitura...
Policlinica-atendimento-LR-1
Bahia amplia produção das policlínicas e supera 7,6 milhões de atendimentos
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, reuniu-se nesta terça-feira (13) com os presidentes...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar