Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Quem são os influenciadores presos em operação contra lavagem de dinheiro por meio de rifas ilegais na Bahia

Os influenciadores Franklin Reis, Ramhon Dias, Nanam Premiações, Gaby Silva e Alexandre Tchaca estão entre as 22 pessoas que foram presas nesta quarta-feira (9), na “Operação Falsas Promessas 2”. Eles são suspeitos de integrar um esquema de lavagem de dinheiro oriundo de rifas ilegais nas redes sociais.

As investigações apontam que o grupo usava redes sociais para divulgar rifas de alto valor, com resultados manipulados para beneficiar integrantes da organização. Empresas de fachada e pessoas eram utilizadas para ocultar a origem dos valores ilícitos

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso movimentou R$ 680 milhões. O casal de “rifeiros” José Roberto Santos, mais conhecido como Nanam Premiações, e Gabriela Silva, a Gaby Silva, é apontado como chefe do esquema.

Juntos, Nanam Premiações e Gab somam mais de 250 mil seguidores em apenas uma das redes sociais. O homem costumava a postar os vencedores das rifas que divulgava e a mulher mostrava fotos de viagens que fez com o marido.

Os dois foram encontrados em um condomínio de luxo, na Estrada do Coco, na Região Metropolitana de Salvador, onde moravam.

‘Máquina de prêmios’

Ramhon Dias se apresenta como empresário e “máquina de prêmios” em uma das redes sociais, onde tem mais de 420 mil seguidores.

Em 2023, a Justiça da Bahia decretou a prisão temporária dele por causa de suspeitas de lavagem ou ocultação de bens, jogos de azar e organização criminosa.

Na época, o influenciador se pronunciou nas redes sociais e, em nota divulgada, disse que as acusações eram injustas. Ele também falou em “perseguição” e afirmou que os advogados provariam a inocência dele.

Em 2022, ele foi denunciado por espancar um jovem em uma briga de trânsito na região da Avenida Paralela. A vítima disse que ainda ateve o celular quebrado pelo suspeito. Na época, o g1 tentou contato com o influenciador, mas não obteve resposta.

Em julho de 2024, ele foi baleado no bairro de Vale dos Lagos, em Salvador. Uma câmera de segurança filmou o momento exato do crime. O carro de luxo do influenciador, uma Land Rover, ficou com diversas marcas de tiros.

‘Neka’ e ‘Abias’

Outro influenciador preso na operação foi Franklin Reis, que ficou famoso na internet com conteúdos humorísticos. Com os personagens Neka e Abias, ele conquistou mais de 690 mil seguidores nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!