Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Relatório sobre morte de delator do PCC deve ser concluído esta semana

O inquérito policial que investiga a morte de Vinicius Gritzbach, que foi assassinado quando deixava o Aeroporto Internacional de Guarulhos em novembro do ano passado, está sendo concluído e será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário até o final desta semana.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), os executores diretos da morte de Gritzbach e outros três homens, que seguem foragidos, serão indiciados no relatório final deste inquérito policial. Um destes denunciados é o mandante do crime. Os nomes das pessoas que serão denunciadas neste inquérito ainda não foram revelados pela polícia.

A SSP informou que um novo inquérito policial será aberto como desdobramento do caso. Neste novo inquérito será investigada a participação de outras pessoas que não estão diretamente envolvidas com o homicídio, mas auxiliaram na prestação de auxílio material e pessoal aos criminosos.

Histórico

Gritzbach era réu por homicídio e acusado de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro para a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). No ano passado, ele havia assinado uma delação premiada com o Ministério Público, entregando o nome de pessoas ligadas ao PCC e também acusando policiais de corrupção.

Até este momento, 26 pessoas já foram presas por envolvimento no caso, sendo 17 policiais militares e cinco policiais civis. Outras quatro pessoas presas são suspeitas de ter alguma relação com o homem que foi apontado como integrante da facção criminosa e que teria atuado como “olheiro” no dia do crime.

Há cerca de um mês, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou uma operação para cumprir mandados judiciais contra os envolvidos na morte do delator.

Em janeiro, a Corregedoria da Polícia Militar deflagrou uma operação contra policiais militares suspeitos de envolvimento no caso. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Dois policiais militares foram presos logo na sequência. Entre os detidos, estão suspeitos de serem os atiradores e o motorista que foi utilizado no dia do crime.

Agência Brasil

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026