Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Saiba cuidados necessários para viajar com animais de carro durante o São João

Com a chegada do São João, muitas famílias se preparam para pegar a estrada e aproveitar as festividades. Para aqueles que têm animais de estimação, é fundamental garantir a segurança e o conforto dos pets durante a viagem de carro. Muitos destinos juninos são ligados pelas BRs 324 e 116, administradas pela VIABAHIA, que compartilha orientações importantes para que a viagem com seu pet seja tranquila e segura.

 

“Viajar com animais exige atenção especial. É preciso garantir que eles estejam seguros e confortáveis durante o trajeto, evitando imprevistos e proporcionando uma experiência agradável para todos os passageiros”, afirma Elio Nogueira, Supervisor de Operações da VIABAHIA.

 

Entre as principais recomendações, Elio destaca a importância do uso de equipamentos de segurança apropriados, como caixas de transporte ou cintos de segurança específicos para animais. “Assim como nós, os pets também precisam estar protegidos durante a viagem. O uso adequado de dispositivos de segurança evita acidentes e garante a tranquilidade de todos.”

 

Cuidados com pets no carro

 

A médica veterinária Simone Freitas ressalta a importância de preparar os pets para a viagem. “Antes de viajar, programe uma visita ao médico veterinário para tratar de assuntos como prevenção de doenças transmitidas por vetores, segurança alimentar (dieta e hidratação), segurança de transporte, além de itens pessoais como caminhas, brinquedos, comedouros e bebedouros”, recomenda.

 

Durante a viagem, Simone, que também é coordenadora da Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (Unifacs), enfatiza que o pet deve viajar de forma segura. “Deve-se utilizar caixas de transporte adequadas para o tamanho e peso do animal, cintos de segurança específicos se utilizarem veículos de passeio. Paradas regulares para que o pet possa caminhar e beber água são fundamentais”, explica.

 

Ela alerta sobre a importância de nunca deixar o pet solto dentro do carro. “Em caso de acidente, ele pode se ferir gravemente ou se tornar um perigo para os ocupantes do veículo. Equipamentos de segurança apropriados como caixas de transporte, cintos ou grades são indispensáveis”, completa.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar