Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador 476 anos: Espetáculo teatral homenageia força e papel da mulher na sociedade

O projeto Monocontos – Elas Fantasiam o Tempo, aprovado pelo edital Gregórios III da Fundação Gregório de Mattos (FGM), é uma das atrações especiais na programação em celebração aos 476 anos de Salvador. Com uma proposta cultural rica e envolvente, o projeto promove a arte e convida à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

 

Baseado no livro Monocontos – Histórias para Ler e Encenar, de Elísio Lopes Júnior e direção de Ridson Reis, o espetáculo de mesmo nome parte do mito das moiras, que tecem o destino, trazendo à tona narrativas que mesclam ficção e realidade, revelando histórias profundas e impactantes.

 

A peça, que segue até o próximo dia 30, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, será encenada na Casa Rosa, no Rio Vermelho, e apresenta um olhar sensível sobre as mulheres na história, incluindo figuras como Nzinga e Tereza de Benguela.

 

Fases – A montagem e encenação do espetáculo teatral faz parte da segunda fase do projeto – a primeira envolveu a Caravana do Meio Tempo, com circulação de espetáculos do Coletivo Meio Tempo pelos bairros de Vista Alegre, Cajazeiras e Caminho de Areia, no ano passado. Também foram realizadas oficinas artísticas em cada comunidade, nas áreas de Teatro e Vídeo, proporcionando uma verdadeira imersão cultural.

 

Integrante do projeto, Roquildes Júnior falou sobre a importância da iniciativa para a cidade. “O projeto vem acontecendo desde o ano passado, com diversas ações realizadas em Salvador, como oficinas e a apresentação de três espetáculos de nosso repertório. O Monocontos encerra as atividades do projeto e traz à cena histórias sobre mulheres desconhecidas e personagens femininas negras, sempre com uma visão crítica e sensível”, explicou o artista.

 

A apresentação cultural, classificada como uma celebração da força feminina, conta com a participação de atores e atrizes da cena local e propõe uma experiência única para o público, além de fortalecer a cena cultural de Salvador. Os ingressos para a temporada na Casa Rosa estão disponíveis no link https://bileto.sympla.com.br/event/103477/d/304621/s/2076972.

Fotos: Caíque Silva/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar