Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador assina cooperação técnica com RioFilme para fortalecimento do audiovisual durante o Rio2C 2025

Nesta quinta-feira (29), segundo dia oficial do Rio2C 2025, maior encontro de criatividade da América Latina, a Prefeitura de Salvador formalizou um acordo de cooperação técnica com a Empresa de Cinema e Audiovisual do Rio de Janeiro (RioFilme) para impulsionar a cadeia produtiva do audiovisual das duas capitais. No evento, a comitiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) reuniu players do audiovisual de todo o Brasil para passar uma mensagem: a capital baiana se estruturou para receber grandes produções audiovisuais.

 

O acordo de cooperação técnica, realizado no âmbito do programa SalCine, terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado. O documento prevê o desenvolvimento de ações de interesse comum, com foco na promoção de políticas públicas, intercâmbio de experiências e articulação institucional entre as cidades.

 

Por meio da parceria, as duas instituições se comprometem a realizar encontros presenciais e virtuais para alinhamento de estratégias e troca de boas práticas na gestão pública do setor. A iniciativa também inclui a participação da RioFilme no evento soteropolitano SalCine Conecta, com presença garantida em pelo menos uma atividade, seja como facilitadora de workshop, apresentação de cases ou mesa de diálogo.

 

Para a secretária da Secult, Ana Paula Matos, que enviou mensagem de vídeo aos participantes do encontro no Rio2C, a formalização da parceria reafirma o compromisso de Salvador com a valorização do audiovisual e a articulação de políticas culturais integradas. “É com muito orgulho que compartilho os avanços que temos alcançado na economia criativa, nas artes, na música e na inovação. Políticas públicas como o SalCine e o Film Comission já estão em plena atividade, promovendo transformações significativas”, disse.

 

“Salvador tem se consolidado como Capital Afro, destacando-se pela força da sua ancestralidade, cultura, música e dança. Desde 2015, temos também a honra de carregar o título de Cidade da Música pela Unesco. Porém, sabemos que ainda há muito espaço para crescer. Por isso, convidamos todos a conhecer Salvador: uma vitrine do nosso potencial criativo, um espaço de conexões, aprendizados e oportunidades. Se você acredita no futuro da economia criativa, Salvador é o lugar onde essa história já está sendo escrita”, declarou.

 

A RioFilme, por sua vez, atuará diretamente no programa SalCine, colaborando para o desenvolvimento de políticas audiovisuais e participando ativamente das ações previstas na cooperação. “Sabemos dos desafios e dos custos criativos no Brasil e da importância de estabelecer parcerias sólidas. É fundamental que as cidades criativas se conectem e construam bases duradouras de colaboração. Essa articulação com Salvador é mais um passo nesse caminho, para que possamos trabalhar juntos em um ciclo virtuoso, compartilhando experiências e desenvolvendo novos projetos que atendam a todo o mercado”, destacou o diretor-presidente Leonardo Jasmin Edde.

 

Durante a programação, o diretor de Economia Criativa da Secult, Felipe Dias Rêgo, ressaltou Salvador Capital Afro como uma política pública estratégica, um compromisso com sua gente e com o fortalecimento da economia criativa local. “É um projeto que envolve infraestrutura, qualificação e estímulo ao desenvolvimento de carreiras e novos negócios, posicionando Salvador como um polo do afroturismo brasileiro. Mais do que locação, Salvador é parceira na realização de projetos, um território criativo que se coloca à disposição para construir, junto, novas histórias e oportunidades no audiovisual e na cultura”, afirmou.

 

Parceria – O acordo estabelece que as ações sejam divulgadas nos canais oficiais das instituições, garantindo transparência e acesso público às informações. Não haverá transferência de recursos financeiros ou bens entre os partícipes, e as despesas necessárias para execução das atividades serão custeadas com recursos próprios, respeitando as disponibilidades orçamentárias de cada instituição.

 

Para a gerente do SalCine, Milena Anjos, a presença da comitiva soteropolitana no Rio2C é uma oportunidade de conectar Salvador com o mundo. “A parceria com a RioFilme reforça o interesse da Salcine em ampliar o diálogo com o mercado naciopal para o fortalecimento das políticas que vêm sendo construídas através do nosso programa. A RioFilme foi uma das referências para a construção do Salcine e já mantemos diálogo desde então. A assinatura do termo oficializa essa parceria e garante algumas entregas estratégicas para o fortalecimento das ações propostas pelas duas entidades.”, destacou.

Fotos: Lorrana Penna / Secult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!