Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador celebra 20 anos do Suas com lançamento de Diagnóstico Socioterritorial da Assistência Social

Para celebrar os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou, na quinta-feira (17), a assinatura da Ordem de Serviço do Plano de Trabalho para o Diagnóstico Socioterritorial da Assistência Social. Essa ferramenta estratégica irá subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social.

 

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, destaca que a ação é um importante encontro de integração com a equipe gestora da Sempre, fortalecendo o diálogo, alinhando diretrizes e reafirmando o compromisso com uma gestão pública qualificada e próxima da população. “O momento também celebra os 20 anos do Suas, marco na consolidação de direitos e da política de assistência social no Brasil”, lembra. O Sistema Único de Assistência Social é uma política pública nacional que estrutura e coordena a oferta de serviços de assistência social, assegurando proteção social e a garantia de direitos à população.

 

Consultoria – Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço da consultoria vinculada ao projeto Salvador Social, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador em parceria com o Banco Mundial. A consultoria dará suporte à construção de três importantes instrumentos para a política de assistência social da cidade: o Diagnóstico Socioassistencial, o Plano Municipal de Assistência Social e o Plano de Educação Permanente.

 

O diagnóstico será produzido pela empresa Mana Pinho e Associados, que realiza consultoria, treinamentos e capacitação em políticas públicas de proteção social, especializada na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Desde 2008, atua na Bahia com papel importante na consolidação do Suas e de suas redes de proteção.

 

Com análise de dados quantitativos e qualitativos, o diagnóstico vai identificar vulnerabilidades e riscos por bairro, com base nas dez Prefeituras-Bairro, e inclui o georreferenciamento do Cadastro Único (CadÚnico) e programas de transferência de renda e benefícios. Terá também foco na dimensão étnico-racial, essencial para enfrentar o racismo estrutural e promover equidade.

 

O estudo da rede socioassistencial e dos vazios protetivos permitirá planejar ações mais eficazes. Trata-se de um instrumento decisivo para fortalecer a política pública na área da Assistência Social em Salvador.

 

O gerente de Gestão do Suas/Sempre, Marcelo Tourinho, ressalta que a proposta apresenta uma abordagem inovadora de diagnóstico por meio de mapas de calor e painéis interativos de BI (Business Inteligence, ou Inteligência de Negócios). A estratégia permitirá visualizações dinâmicas e atualizáveis da realidade municipal e da rede Suas.

 

“Essa ferramenta fortalece a tomada de decisão e o planejamento estratégico da assistência social. A assinatura da ordem de serviço para a elaboração do Diagnóstico Socioassistencial, do Plano Municipal de Assistência Social e do Plano de Educação Permanente, em comemoração aos 20 anos do Suas, reafirma o compromisso com seu fortalecimento e com a oferta de um serviço público de qualidade”, declara Tourinho.

 

 

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!