Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador impulsiona Bahia em ranking nacional sobre controle de agrotóxicos em alimentos

Salvador, por meio do trabalho qualificado da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi responsável por 140 das 202 amostras coletadas na Bahia no âmbito do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dado foi apresentado durante o último webinar promovido pelo órgão federal, ocorrido este mês de maio, que reconheceu as unidades federativas com melhor desempenho no Ciclo 2024.

Com essa expressiva participação, Salvador teve papel fundamental para que a Bahia figurasse entre os quatro estados que alcançaram 100% das coletas previstas no Plano de Amostragem, ao lado de Mato Grosso, Pará e Rondônia. A média nacional de cumprimento foi de 90%.

Além disso, a Bahia ficou entre os cinco estados com maior número de amostras consideradas aptas para análise — resultado que reforça a eficiência e o rigor técnico das coletas realizadas na capital. O número de coletas realizadas pela capital baiana posiciona o município como peça-chave para o bom desempenho estadual, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em números absolutos.

“O trabalho da nossa Vigilância Sanitária tem sido exemplar. Realizar 140 coletas dentro de um protocolo rigoroso, garantindo a segurança dos alimentos e o monitoramento do risco de exposição da população aos agrotóxicos, é uma conquista de toda a equipe da SMS. Seguimos firmes no compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos soteropolitanos”, afirma a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador.

Para 2025, a meta da Vigilância Sanitária de Salvador é ainda mais ambiciosa: estão previstas 256 coletas — um crescimento significativo no volume de amostras que reafirma o protagonismo da cidade na vigilância da qualidade dos alimentos consumidos pela população.

Controle – O PARA é um dos mais relevantes programas nacionais voltados à avaliação da exposição humana a resíduos de agrotóxicos, oferecendo subsídios para a regulação, planejamento de ações e o controle do risco sanitário. As coletas são realizadas em supermercados com grande circulação de consumidores, focando em produtos vegetais de ampla ingestão, como frutas, verduras, legumes, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!