Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador inaugura Horta da Diversidade com foco em inclusão social e sustentabilidade

Salvador deu mais um passo importante na promoção da inclusão social e do cuidado ambiental com a implantação da Horta da Diversidade, na manhã desta quarta-feira (4), no Lar Pérola de Cristo, em Paripe. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e integra o Programa de Hortas e Pomares Urbanos da Prefeitura, que agora passa a contar com uma iniciativa voltada especificamente para a população LGBTQIAPN+.

 

A Horta da Diversidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a gestão da Rede Pérola de Cristo. O novo espaço de cultivo abriga cerca de 730 mudas de hortaliças, entre elas couve, manjericão, hortelã miúdo, orégano, alface roxa, alface crespa, cebolinha, arruda, pimenta biquinho e pimenta malagueta. A proposta é oferecer um ambiente seguro, acolhedor e produtivo para pessoas em situação de vulnerabilidade, valorizando a diversidade em todas as formas.

 

O subsecretário da Secis, Walter Júnior, destacou o papel transformador da ação, que une participação social, cuidado e sustentabilidade. “As políticas públicas não se fazem sem a participação da sociedade civil. O trabalho que é realizado aqui é de suma importância, porque lida com vulnerabilidade, propõe acolhimento, um olhar cuidadoso e escuta não julgadora. Quando essas pessoas se sentem parte do processo, conseguimos transformar a realidade e construir um mundo mais justo, sustentável e resiliente”, afirmou.

 

Transformação – Essa é a terceira horta implantada no Lar Pérola de Cristo, que já conta com uma horta infantil e uma horta comercial. O objetivo da Horta da Diversidade é também promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos acolhidos, por meio de práticas como a hortaterapia, que utiliza o cultivo de plantas como ferramenta terapêutica e ocupacional.

 

A gestora da Rede Pérola de Cristo, Vera Lúcia Guimarães, reforçou o impacto positivo da iniciativa na vida dos acolhidos. “A relevância é absurda. Estamos trabalhando com inclusão e essa horta será utilizada pela nossa casa LGBTQIA+. Vai ser um meio de empoderamento e autossustentação. A hortaterapia tem apresentado resultados maravilhosos, temos pessoas que estavam em depressão e conseguiram melhorar trabalhando com a terra, vendo as plantas crescerem. Isso foi transformador para o abrigo”, relatou.

 

O subsecretário da Semur, Paulo Emanuel, enfatizou a importância de integrar pautas ambientais com ações de inclusão social. “É fundamental desenvolvermos ações que unam meio ambiente e inclusão. Com isso, capacitamos o público LGBT a ser multiplicador desse conhecimento em suas comunidades. Isso engrandece Salvador e fortalece nossa atuação socioambiental”, afirmou.

 

Intersetorialidade – A implantação da Horta da Diversidade representa um avanço na construção de políticas públicas intersetoriais que promovem equidade, respeito à diversidade e sustentabilidade. O projeto não só estimula a produção de alimentos saudáveis, mas também fortalece os vínculos comunitários e oferece novas possibilidades de desenvolvimento pessoal para pessoas historicamente marginalizadas.

 

Moradora do Lar Pérola de Cristo há oito meses, Isabel Montenegro de Sales falou sobre o significado pessoal da Horta da Diversidade. “É um grande início para uma grande mudança. Nós, da diversidade, sofremos bastante socialmente. Ter uma horta voltada para nós é também cuidar da gente com mais carinho e respeito. Isso traz valor próprio. Mostra que podemos conseguir, independentemente de quem somos”, declarou.

Fotos: Igor Santos/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar