Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador inicia atividades em novo polo de inovação na próxima segunda (3)

Na próxima segunda-feira (3), às 16h, Salvador dá um importante passo rumo ao futuro com o início das aulas no campus do Cimatec Digital e Criativo, localizado no prédio do Museu da Energia, na Praça da Sé. O projeto é fruto de uma parceria estratégica entre o Senai Cimatec, a Neoenergia Coelba e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

 

Com foco em tecnologias digitais e economia criativa, o novo polo chega para atrair investimentos, oferecer formação de alta qualidade, fomentar a inovação e impulsionar a criação de negócios de base tecnológica. Além disso, o espaço desempenhará um papel fundamental na revitalização econômica do Centro Histórico, consolidando Salvador como referência em inovação no Nordeste.

 

A programação de inauguração contará com uma visita técnica de representantes da Prefeitura e do Senai Cimatec, além de encontros entre alunos e professores no primeiro dia de aula. Com o início das atividades, Salvador reafirma o compromisso com a capacitação de jovens talentos, a criação de oportunidades e a construção de um futuro baseado em tecnologia e criatividade.

 

Destaques – Entre as iniciativas que ocorrerão no novo espaço, destaca-se o Ford <Enter>, programa gratuito de formação profissional em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco em empregabilidade. Desenvolvido pela Ford e pela Ford Philanthropy, sua frente filantrópica, em parceria com o Senai-BA, Senai-SP e Rede Cidadã, o programa está com inscrições abertas pelo site www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter.

 

Serão oferecidas 300 vagas em Salvador ao longo de 2025. As aulas presenciais são realizadas tanto no Cimatec Digital e Criativo, no prédio do Museu da Coelba, na Praça da Sé, quanto no campus principal do Cimatec, em Piatã.

 

Objetivo – O objetivo do Cimatec Digital e Criativo vai além da formação profissional: o espaço visa consolidar Salvador como um hub de inovação e empreendedorismo, atraindo empresas, fomentando startups e promovendo o desenvolvimento de negócios tecnológicos, alinhados às demandas do mercado global.

 

Para a titular da Semdec, Mila Paes, o novo campus será uma peça-chave na transformação da cidade. “Acreditamos que o Cimatec Digital e Criativo será uma referência em formação e desenvolvimento tecnológico. Além disso, contribuirá diretamente para a revitalização do Centro Histórico, que tem enorme potencial para se tornar um polo criativo e inovador”, ressalta.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...
LULA
Lula decidirá sobre PL da Dosimetria quando texto chegar ao Executivo
Projeto de lei ainda terá de passar pela avaliação do Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar