Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador intensifica ações de vacinação extramuros

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) amplia a estratégia de vacinação em toda a Salvador com a vacinação extramuros, uma ação que leva imunização para a população para além das unidades de saúde. Os agentes atuam em locais como feiras livres, estações de transbordo, shoppings, escolas, igrejas, instituições de acolhimento, hospitais e residências.

 

A iniciativa, de acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, tem como público-alvo grupos que, por diferentes razões, têm dificuldade de ir até os pontos fixos. “O objetivo é facilitar o acesso. Quando planejamos vacinar uma determinada população, uma das estratégias pode ser ofertar a vacina dentro da unidade de saúde. Mas também podemos alcançar esse público em outros espaços, como hospitais, instituições de longa permanência ou estações de transbordo. A ideia é levar a vacina até onde o público está”, explica.

 

Ainda conforme a coordenadora de imunização, a descentralização da vacinação tem papel fundamental para garantir o cumprimento do princípio da equidade, previsto no Sistema Único de Saúde (SUS). “Podemos alcançar crianças quando fazemos vacinação em creches ou escolas; adolescentes, em escolas ou universidades; idosos, em instituições de longa permanência; ou até mesmo pessoas privadas de liberdade, como os presos, em penintenciárias. Então, a definição dos grupos prioritários vai depender da estratégia adotada”, diz.

 

A ação também leva a vacinação para os domicílios, quando o público tem mobilidade reduzida; para o Consultório na Rua, quando o alvo são pessoas em situação de rua; e ao sistema prisional, para imunizar aqueles privados de liberdade. Crianças e adolescentes acolhidos em abrigos ou instituições também são contemplados.

 

Um dos exemplos de sucesso, lembra a coordenadora de vacinação, é o ponto fixo instalado no Salvador Shopping. De janeiro a maio deste ano, mais de 30 mil doses já foram aplicadas no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No espaço estão disponíveis vacinas de Hepatite B, Pentavalente, Pneumo 10 Valente, VIP (Pólio Inativada), Rotavírus, Meningite C, Influenza e Tríplice Viral, entre outros.

 

Planejamento – Não há uma vacina única priorizada nas ações extramuros. “A escolha das vacinas depende da estratégia. Pode ser uma ação que contempla todo o calendário básico de vacinação, ou algo mais específico, como uma campanha contra Influenza, por exemplo. A vacinação extramuro permite a aplicação de todo o elenco de vacinas disponibilizado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o público e o planejamento”, detalha Doiane.

 

Ainda conforme a coordenadora de vacinação, a escolha e a quantidade de imunobiológicos utilizados em cada ação extramuros seguem critérios definidos a partir do perfil do público-alvo e a meta de vacinação estipulada. Essas ações são organizadas pelos Distritos Sanitários, com apoio da SMS, e planejadas de acordo com a necessidade dos territórios. A população pode acompanhar os locais e datas das ações extramuros por meio do site https://saude.salvador.ba.gov.br/ ou nas unidades de saúde dos bairros.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!