Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Salvador sedia o 11° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2024, Salvador se transformará no centro das discussões sobre preservação, inovação e turismo sustentável ao receber o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial lado a lado à Conferência Internacional de Turismo Criativo. O evento, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Rede Global de Turismo Criativo, ocorrerá no Cine Glauber Rocha e Casa das Histórias de Salvador, e traz como tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Dinamizar Cidades Históricas”.

A abertura oficial, marcada para o dia 2 de dezembro, às 14h, contará com a presença de autoridades, como Bruno Reis, prefeito de Salvador; Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT); Mário Nascimento (Presidente da OCBPM), Carolina Couret (Diretora Executiva da Creative Tourism Network) e Décio Lima (Presidente do Sebrae Nacional).

Um encontro de inovação e preservação

Com o objetivo de fortalecer o papel das cidades históricas no desenvolvimento sustentável, o evento reunirá gestores públicos e privados, pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para trocar experiências e debater soluções criativas para os desafios atuais. Temas como o impacto das mudanças climáticas em cidades que são patrimônio mundial, estratégias de reabilitação de centros históricos, modelagem de gestão e sustentabilidade de equipamentos culturais, tecnologia, inclusão e acessibilidade no patrimônio estão na pauta do evento. Para o Presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, o evento reforça laços entre turismo, patrimônio, cultura e criatividade: “Será um marco para o futuro do turismo patrimonial, pela articulação de diversos agentes importantes, do âmbito público e privado, que se retroalimentam, para pensar conjuntamente as políticas de promoção turística”.

Turismo criativo e sustentável

A programação do evento também integra a Conferência Internacional de Turismo Criativo, encontro realizado anualmente pela Rede Global de Turismo Criativo e que escolhe Salvador para receber o evento este ano. Para Carolina Couret, Diretora Executiva da entidade, trazer a Conferência para Salvador é como realizar um sonho: “O DNA criativo de Salvador é único e indescritível. Por isso, é uma emoção estar aqui”. No início do ano, Salvador recebeu o prêmio de Melhor Destino Criativo do mundo, um reconhecimento da entidade ao Salvador Capital Afro, projeto de posicionamento turístico com fortalecimento da economia criativa negra local: “Vamos celebrar a cidade como capital do turismo criativo durante estes dias e o impacto que lhe dará este posicionamento para um futuro longo e virtuoso”, completa Caroline.

Sinergia Patrimônio e Turismo

O ineditismo do encontro passa pela integração de dois eventos anuais que acontecem isoladamente, propiciando que as discussões e soluções andem juntas, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para a cidade. “A ideia é tirar esses temas das suas bolhas, estimular a inovação, multiplicar os atores envolvidos e as possibilidades de parcerias. Essas parcerias não são apenas para um evento efêmero. São sementes plantadas para um futuro vibrante, no qual o patrimônio é vivo, o turismo é autêntico e as cidades históricas são eternas fontes de inspiração”, explica Simone Costa, especialista em Turismo da Secretaria municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e articuladora do evento.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, “o evento representa a chance de sintonizarmos esses temas à necessidade de reconhecer o talento criativo e artístico do nosso povo e ao mesmo tempo pensar o nosso patrimônio histórico sob novas perspectivas”.

Entre os convidados confirmados estão nomes como Carolina Van der Huck Arias (CAF – Colômbia), Ellen Acioly (BID – Amazônia), Isabel De Paula (UNESCO – Brasil), Ana Cláudia Bazzo (Ministério do Turismo), Ricardo Shimosakai (Consultor em Acessibilidade), Alex Lima (OEI – Brasil), Antônio Pontes (Museu Soares dos Reis, Portugal) e Emerson Dindo (Dialab – Brasil).

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser realizada através do site https://cidadeshistoricas.cnm.org.br/.

SERVIÇO:

O quê: 11° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial e a Conferência Internacional de Turismo Criativo

Quando: 2 a 5 de dezembro de 2024

Onde: Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves, 5 – Centro) e Casa das Histórias de Salvador – BA (Rua da Bélgica, 2 – Comércio)

Abertura: 2 de dezembro, às 14h no Cine Glauber Rocha

Inscrição gratuita através do site, sujeita à lotação dos locais.

Programação completa, inscrições e mais informações: https://cidadeshistoricas.cnm.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar