Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador terá pontos de hidratação, ventilação e distribuição de protetor solar

Para atenuar os efeitos de horas seguidas de exposição ao sol e calor intenso, a Prefeitura de Salvador está fornecendo gratuitamente aos foliões da maior festa de rua do mundo abanadores e protetor solar, além de disponibilizar pontos de hidratação e climatização nos circuitos. A ação acontece em parceria entre as secretarias da Saúde (SMS), de Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Governo (Segov), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal) e seguirá até o dia 13, último dia oficial da festa no município.

 

“O Carnaval acontece na estação mais quente do ano, então é importante que estejamos atentos aos cuidados com a saúde. Durante os festejos, quando as pessoas costumam estar mais expostas ao sol, aproveitando as atrações durante o dia, é necessário que a hidratação e o cuidado com a pele sejam garantidos”, afirma a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos.

 

O assessor técnico da Gerência de Serviços da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Marcelo Oliveira, conta que foi feita uma mediação com a Embasa para instalar os pontos de hidratação. “São aproximadamente 20 locais no circuito, muito bem pensados. O projeto-piloto ocorreu no Festival Virada Salvador e percebemos na ocasião que as pessoas procuravam ter onde se refrescar e hidratar. Então a Prefeitura teve essa preocupação em oferecer o serviço também nos circuitos da folia”.

 

A ambulante Patrícia Reis, de 45 anos, está instalada no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e elogiou a iniciativa municipal. “É uma maravilha, eu nem sabia do serviço e tive essa surpresa. É maravilhoso, vou avisar aos colegas também para matar a sede nesse calorão”.

 

Os protetores, tanto em sachês quanto em dispensadores, são importantes e indispensáveis para a proteção contra os raios solares prejudiciais à saúde. Para facilitar o acesso do público, cerca de 30 promotores estão responsáveis pela distribuição dos materiais das 13h às 17h. Também foram instalados 29 ventiladores pelos principais circuitos da festa.

  

Confira os pontos de hidratação e ventilação disponíveis:

 

Ponto 1- Santo Antônio Além do Carmo, no Largo do Santo Antônio.

Ponto 2- Cristo da Barra, Rua Airosa Galvão.

Ponto 3- Porto da Barra, Calçada do Hospital Espanhol.

Ponto 4- Marquês de Caravelas, Calçada ao lado da Subway.

Ponto 5- Avenida Oceânica, Ondina; Calçada em frente a um prédio vermelho ao lado da Pizza Hut.

Ponto 6- Lateral do Teatro Castro Alves, no Garcia.

Ponto 7- Praça Castro Alves, em frente ao Glauber Rocha.

Ponto 8- Terreiro de Jesus, ao lado da Fonte Nova.

Ponto 9- Pelourinho, próximo ao casarão Casa do Benin.

Ponto 10- Avenida Joana Angélica, na calçada da New Odonto.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026