Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país deve mudar o cenário de céu azul e calmaria em Salvador. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados diante da previsão de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas a partir da noite desta quarta-feira (11).

 

De acordo com a Marinha, o sistema afetará a faixa litorânea entre Caravelas e Salvador, com ventos variando de sudoeste a sul e rajadas de até 60 km/h, entre a manhã de quinta (12) e a noite de sexta-feira (13). A orientação é para que navegantes e embarcações de pequeno porte redobrem a atenção e evitem atividades marítimas recreativas durante o período. As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.

 

Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.

 

“Observando a situação já registrada nas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sabemos que esse mesmo fluxo deve chegar a Salvador, o que pode provocar ocorrências graves de afogamento. O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, lembra.

 

A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência. “Pedimos que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos. Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça.

 

Atuação preventiva – A Salvamar atuará com rondas ostensivas na orla, orientando e sinalizando banhistas que se expuserem ao risco. “A galera que tem o costume de jogar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, alerta Dantas.

 

Estrutura – A Salvamar atua ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo).  A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

 

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026