Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

São Gonçalo do Retiro chegará a 720 imóveis reformados pelo Morar Melhor

O bairro São Gonçalo do Retiro foi contemplado com mais 200 casas reformadas pelo Morar Melhor na noite da quinta-feira (23). A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de autoridades municipais e de lideranças do bairro. Ao todo, 620 imóveis da região já receberam as melhorias do programa e outras 100 requalificações foram autorizadas pelo prefeito durante a entrega.
O programa realizou um dos grandes sonhos de Luiza Braga, de 19 anos, filha de Denise Braga Nunes, de 65 anos, há 35 deles morando no bairro. “Eu tinha pedido muito a Deus em oração e ele me ouviu. Antes o telhado era velho, a porta da frente tinha o vidro quebrado, os quartos não tinham portas e, aos fundos, no lugar de um quartinho velho, foi feita uma área de lazer, coberta, com um jardinzinho e também com uma lavanderia. Dá até para colocar uma rede”, descreveu.
Moradora da residência, juntamente com o pai e com a mãe, que está acamada, Luiza destacou a importância dos reparos. “Eu gostei de tudo, mas principalmente da porta do quarto e do banheiro, pois agora eu posso ter mais privacidade. Eu gostei muito também da área de serviço no fundo e do piso que colocaram no banheiro. A casa ganhou outra aparência, está linda, superou as minhas expectativas”.
O prefeito ressaltou a emoção em conversar com a família. “Hoje foi um mix de emoção e de muitas risadas. Luiza me disse: ‘Prefeito, minha casa era a mais feia do bairro’. Eu perguntei: E agora, Luiza? ‘Agora é a mais bonita’. Além disso, dona Denise falou algo comum a todas as pessoas contempladas pelo Morar melhor, que quando chovia a casa molhava toda e agora não tem uma infiltração, uma goteira”.
Outras ações – Além de autorizar a reforma de mais 100 casas, o prefeito autorizou a implantação de grama sintética no campo do bairro e a realização de vistorias para a construção de escadarias e de contenção de encostas. Outras intervenções importantes já foram realizadas na região nos últimos anos, a exemplo da construção da Unidade de Saúde da Família Padre Maurício Abel, primeira unidade de saúde do bairro, e da construção de uma praça e de uma quadra poliesportiva, incentivando o lazer e a prática esportiva na comunidade.
Balanço e critérios – O Morar Melhor já entregou mais de 50 mil casas em mais de 300 localidades. As melhorias realizadas nos imóveis são reboco, pintura, troca do telhado, de kit sanitário (vaso e pia) e troca de portas e janelas. Este ano, já foram beneficiados imóveis em Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.
São selecionadas pelo programa localidades com maior precariedade nos imóveis e na infraestrutura, com base em dados do IBGE e na observação de campo; com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família e maior densidade habitacional. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Fotos: Betto Jr./Secom PMS

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar