Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

São João da Bahia: Samba Junino toma as ruas do Pelourinho com mais de 20 atrações em seis dias de festa

O samba junino reafirmou seu protagonismo na programação do São João da Bahia 2025, no Pelourinho, transformando as ruas do Centro Histórico de Salvador em verdadeiras passarelas de tradição, ancestralidade e celebração. Foram mais de 26 atrações que se apresentaram ao longo de seis dias de festa, levando ao público a força de um dos movimentos culturais mais representativos da cultura popular baiana.

Entre os circuitos mais animados esteve o do Terreiro de Jesus, que viu grupos desfilarem em cortejos vibrantes, com tambores, dançarinos e estandartes. Para Vagner Shrek, líder de um dos grupos que se apresentou no local, a participação tem um significado profundo:

“Isso é muito importante para o Samba Junino. É muito gratificante pra gente ter nossa cultura reconhecida e estar aqui nesse lugar, que pra nós da sociedade negra é muito importante. É maravilhoso, só agradecer. Maior que essa festa, só o nosso amor”.

A programação começou na quinta-feira (19) com os grupos Os Negões e Só Samba de Roda. Na sexta (20), foi a vez do Arrastão Viola Paraguassu e do Sambaxé. O sábado (21) contou com apresentações de Samba Lute, do cantor Linno Cerqueira – que se apresentou no minitrio Baby Sauro – e do Arrastão Toti Gira, que percorreu as ruas em cortejo.

O clima festivo seguiu no domingo (22), com os grupos Meu Samba, Samba Neguinho, Arrastão do Jura e o cantor Nivaldo Tacho animando o público no coração do Pelourinho. A segunda-feira (23) foi uma maratona de samba, com apresentações de Gang do Samba, Leva Eu, Arrastão do Lobo Mau, Samba Roda Urbano, Samba Lá, Futuja, Pagode dos Feios, Volta da Cabocla e Liga do Samba Junino.

Nem a chuva da terça-feira (24) foi capaz de apagar o brilho do encerramento. Os grupos Arrastão da Luz, Banda Soulmaté, Samba Jaké, Palmares, Samba da Ladeira e Sambalança garantiram o ritmo até o último minuto da festa.

O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar