Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

São João de SAJ teve 12 ocorrências de violações registradas pelo Plantão Integrado de Direitos Humanos

Durante quatro dias de atuação (20 a 23 de junho), o Plantão Integrado de Direitos Humanos registrou 12 ocorrências de violações de direitos no São João do município de Santo Antônio de Jesus. Nove destas, ou seja 75% do total, foram classificadas como situações de vulnerabilidade social; duas como violações de direitos; e uma como possível crime. Os principais casos envolveram vulnerabilidade não tipificada (5); crianças ou adolescentes perdidos (3); dificuldade de acessibilidade (2); trabalho infantil (1); e negligência à pessoa vulnerável (1). As vítimas foram, majoritariamente, adolescentes e adultos, 100% negras, com predominância de mulheres cisgênero (58%).
Plantão Integrado de Direitos Humanos é uma ação do Governo do Estado, articulada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com órgãos públicos das três esferas de governo, do sistema de justiça e organizações da sociedade civil. Durante os festejos, a iniciativa promove a proteção de grupos vulnerabilizados, garantindo respostas rápidas a violações de direitos, além de prevenir essas ocorrências. Desse modo, a atuação intersetorial do Plantão Integrado inclui ações de sensibilização, escuta qualificada, atendimento e encaminhamento técnico, envolvendo saúde, assistência social, segurança pública, sistema de justiça e cultura.
Prevenção
As ações de prevenção integradas foram decisivas. Assim, dezenas de crianças foram acolhidas na ‘Casa do Brincar’; mais de 2 mil pulseiras de identificação foram distribuídas em diferentes dias e locais da festa; diversas pessoas em situação de rua foram atendidas e encaminhadas aos serviços de saúde e de proteção social. Por outro lado, as equipes de saúde registraram altos índices de atendimentos ligados ao consumo abusivo de álcool – sobretudo entre mulheres -, o que reforçou a importância das ações de sensibilização e redução de danos, desenvolvidas com o apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Secretaria de Cultura (Secult).
Destacam-se, nesse contexto, a articulação com rádios locais e mestres de cerimônia, que veicularam orientações e mensagens do Plantão Integrado, incentivando a hidratação e alertando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade. Uma intervenção cultural do grupo de percussão ‘Olorum’, na Praça Padre Mateus, foi agregada à ação de mobilização, contribuindo para a sensibilização em direitos humanos e ampliando o alcance do Plantão para além do circuito oficial.
Também como parte das ações prévias do Plantão Integrado dos Direitos Humanos durante os festejos juninos, a SJDH, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizou a Formação em Direitos Humanos das Forças de Segurança no dia 16 de junho. O objetivo é fortalecer o atendimento humanizado nas abordagens realizadas por agentes de segurança durante grandes eventos populares. A formação reuniu, presencialmente, mais de 200 agentes, entre policiais militares, civis, polícia técnica, bombeiros e guardas municipais, no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e, de forma virtual, alcançou efetivos de outros 24 municípios baianos.
Cuidado e prevenção
A presença qualificada do Plantão Integrado de Direitos Humanos, pela primeira vez, em SAJ, evidenciou a importância de uma política pública comprometida com o cuidado e o enfrentamento às violações. A população aderiu prontamente às ações do Plantão, fazendo questão de ser fotografada com plaquetas da campanha ‘Respeito é Nosso Direito’ – com alertas para o respeito aos direitos de grupos vulnerabilizados -, ou mesmo incorporando a bandana temática ao figurino junino.
A atuação do Plantão Integrado em Santo Antônio de Jesus foi uma demonstração de que as festas populares podem e devem ser espaços de afirmação de direitos, onde a celebração caminha junto com o respeito, a proteção e o compromisso social. Mas, com base no relatório da ação, a equipe da Pontos Diversos (organização parceira da SJDH na execução do projeto), recomenda o fortalecimento de ações preventivas ao consumo de álcool entre adolescentes, a garantia de acessibilidade nos espaços do evento e a intensificação da comunicação com a população via cultura popular.
Fotos: Cleomário Alves- Ascom_SJDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

ferry
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
bola-futebol-e1677854496474
Semifinais do Intermunicipal 2025 são definidas; veja confrontos
As semifinais do Campeonato Intermunicipal 2025 foram definidas. Após o fim das partidas realizadas no...
Drª Marianna Andrade, chefe da Cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador
Diagnosticar arritmia cedo reduz risco de AVC e pode levar à cura
Especialista alerta para alta de casos no país e destaca avanços que permitem tratar e, em muitos casos,...
Foto Ilustrativa Ezequias Ramos
Escolas iniciam aplicação de nova fase das provas do SABE, nesta segunda (10)
As escolas das redes estadual e municipais de ensino iniciam, nesta segunda-feira (10), a aplicação das...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!