Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

São João no Subúrbio movimenta economia local e valoriza tradição

A programação do São João da Bahia, no bairro de Paripe, em Salvador, tem garantido não apenas entretenimento para os moradores, mas também renda e movimentação econômica para quem vive e trabalha no bairro. Durante os dias de festa, a Praça João Martins se transformou em um espaço de convivência comunitária, com shows gratuitos de artistas de projeção nacional e a presença de diversas barracas e empreendedores locais.

Para o ambulante Agostinho Araújo, de 52 anos, que trabalha vendendo churrasquinho, o São João de Paripe é mais lucrativo do que manter o ponto fixo onde vive, em Vista Alegre: “Quando tem festa aqui, eu fecho meu comércio lá e venho pra cá. Lá fica muito fraco. Em uma noite aqui eu tiro o que faço em um mês lá”, contou o autônomo.

Além de movimentar as vendas, a festa garante visibilidade aos novos negócios. Foi o caso do comerciante Sulivan Araújo, 45 anos, dono do recém-inaugurado Buteco do Baiano, localizado próximo à praça: “Eu tenho 15 dias apenas de inaugurado aqui. Estou muito feliz com o fluxo. Graças a Deus é muito trabalho, com muita correria, mas eu estou muito feliz com o resultado”, disse.

Com 40 anos de atuação como ambulante, Ubiraci Oliveira, 59 anos, tem uma barraca de drinks e celebrou mais uma edição do evento no bairro onde mora. “Aqui bate qualquer São João do interior. Tem dinheiro para todo mundo. Restaurante, barraca, ambulante, todos ganham. O dinheiro fica aqui. As atrações são boas, não tem violência, o povo vem para se divertir”, enfatizou.

Para os moradores, o acesso facilitado à festa é um alívio no orçamento e uma oportunidade de lazer perto de casa. Daniel Feitosa, 41 anos, trabalha como vigilante e levou a família todos os dias. “Não pude viajar esse ano, mas aqui tem festa perto e dá pra vir pra curtir a noite e ir pra casa. A gente tem que contribuir com o que pode, né? Tem uma barraca ali, já compra um licor, uma cerveja”, pontuou.

A valorização da tradição junina nos bairros é uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), para descentralizar os festejos e ampliar o acesso da população à cultura. Em Paripe, a festa segue até esta terça-feira (23), mantendo viva a essência do São João e impulsionando o comércio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!