Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Seagri promove integração com secretarias municipais do Médio Rio de Contas para fortalecer agropecuária regional

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) realizou uma reunião com secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios que integram o território Médio Rio de Contas, no sul do estado. O encontro, coordenado pelo chefe de gabinete da Seagri, Vivaldo Góis, nesta quarta-feira (6), teve como objetivo estreitar o diálogo com os gestores locais e apresentar o funcionamento da pasta. Participaram representantes de Ubatã, Manoel Vitorino, Ubaitaba e Ibirapitanga, que compareceram em nome dos 16 municípios do território.
Durante a reunião, Vivaldo Góis apresentou os principais programas e iniciativas da Seagri, como o portfólio de equipamentos agrícolas disponíveis para apoio às prefeituras e consórcios, o calendário de eventos agropecuários e as ações voltadas ao fortalecimento da produção rural. “O trabalho em prol da agropecuária é feito em conjunto entre o Governo do Estado e os municípios, com a participação dos deputados estaduais e federais, que destinam emendas parlamentares, fundamentais para a entrega de máquinas e apoio a eventos no setor agropecuário”, explicou o chefe de gabinete da Seagri.
O encontro contou ainda com a presença do diretor de Irrigação da Seagri, Djalma Pereira, e da assessora técnica Jorgete Oliveira, que compartilharam informações sobre projetos de agricultura irrigada e desenvolvimento sustentável.
Durante a agenda, os secretários municipais convidaram representantes da Seagri para participarem das exposições agropecuárias de Ipiaú e Ubatã, eventos tradicionais que movimentam a economia local e valorizam a produção regional.
Diversidade agrícola e potencial regional – O território do Médio Rio de Contas possui uma economia agrícola diversificada, com destaque para a pecuária na zona semiárida e a produção de cacau na zona úmida. Também são cultivados abacaxi, abacate, tomate, maracujá e culturas de subsistência, como milho, feijão e mandioca. Jequié, principal centro urbano da região, concentra serviços, comércio e abriga um distrito industrial que impulsiona o desenvolvimento regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!