Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Secretários municipais de esportes vão criar rede permanente para troca de experiências

Ao final do Encontro de Secretários Municipais de Esportes das Capitais Brasileiras, ocorrido na sexta-feira (23), no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, ficou definida a criação de uma rede permanente de trocas de experiências. Realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o evento contou com a participação de representantes de Maceió (AL), Cuiabá (MT), Natal (RN), Recife (PE), Aracaju (SE), São Luís (MA), Vitória (ES), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), além de Feira de Santana (BA) e Lauro de Freitas (BA).

 

“Nesse primeiro encontro houve uma verdadeira imersão sobre o esporte de Salvador, em especial, mas também pudemos nos adentrar nas iniciativas das outras capitais. Apresentamos nossas ações, projetos, principais desafios e, inclusive, a capital baiana está replicando alguns cases de sucesso, o que motivou a criação de uma rede nacional permanente para discussões sobre o esporte brasileiro e como melhorar a gestão esportiva das nossas cidades”, explicitou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

 

“Teremos, por exemplo, o desafio que é a Copa Feminina de 2027 da FIFA, a ser realizado no Brasil. Das oito cidades-sedes, quatro estão aqui presentes nesse encontro, onde nós debatemos também como prepararmos a infraestrutura das nossas cidades para a realização desse importante evento. Foi um momento muito importante e já estamos criando uma rede também de formação nacional em gestão esportiva, para que as nossas equipes possam se capacitar, interagir com outras cidades e daí, com certeza, ter resultados produtivos para o esporte, trazendo também eventos para Salvador e vice-versa”, completou o gestor.

 

O secretário municipal de Esportes de Recife, Eriberto Gabriel Acioli Medeiros, afirmou ter ficado admirado com a estrutura da Arena Aquática Salvador. “Ficamos muito admirados com o tamanho e a infraestrutura do equipamento de Salvador e estamos estudando, para quem sabe, replicar essa arena lá no Recife”, endossou.

 

Turismo esportivo – Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o encontro, além de fomentar o esporte, potencializa o turismo, através da vertente esportiva, e a economia da cidade. “Essa é uma tendência no mundo inteiro, associar o turismo ao turismo esportivo. Tem diversas experiências esportivas que podem aproveitar os atrativos da cidade como um todo. Cada vez mais as pessoas estão se deslocando das suas cidades provocadas pelo esporte, o que fortalece de sobremaneira o turismo”, frisou.

 

Edington também reiterou que o turismo esportivo movimenta bilhões na economia mundial – a corrida de rua, por exemplo, é o quarto esporte mais praticado no Brasil, ultrapassando o futebol.  Ele citou como um dos cases da gestão para atrair o público para a capital baiana a Maratona Salvador, que integra o Calendário Oficial de Turismo Esportivo da cidade e recebeu o selo da Federação Internacional de Atletismo, a World Athletics.

 

“A competição, que este ano acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, entra para o seleto grupo com a certificação no Brasil, que inclui apenas outras seis provas. A expectativa é que mais de 15 mil corredores, de todo o país, participem da disputa”, declarou.

 

Incentivo – O medalhista olímpico Edvaldo Valério relembrou os desafios enfrentados na carreira e destacou que, atualmente, os novos atletas contam com o apoio da Prefeitura, por meio de diversos programas sociais voltados para o esporte. “Nesses últimos dois anos a gestão municipal teve um avanço significativo com as políticas públicas esportivas, como o Bolsa Atleta e o Ajuda de Custo. Então, nunca deixando os valores que o esporte traz, como a disciplina e a inserção da família nesse contexto, nossos jovens atletas podem ir longe”, apostou.

Foto: Vitor Santos/Sempre

Veja também

1215352
Swing do Fora celebra 23 anos de história com grande festa na Casa D’Italia, em Salvador
Evento acontece no dia 1º de novembro, véspera de feriado, e reúne os 23 anos do Swing do Fora e os 20...
Fluxo-de-turistas-foto-Jefferson-Peixoto-Secom-PMS16
Salvador recebe 6,3 milhões de visitantes entre janeiro e agosto de 2026
Salvador recebeu 6.349.323 visitantes entre janeiro e agosto de 2026, segundo o fluxo estimado de visitantes...
WhatsApp Image 2026-05-28 at 17.14
Banda EVA confirma dobradinha de shows no Carnaval de Pernambuco em 2027
Banda EVA confirma dobradinha de shows no Carnaval de Pernambuco em 2027 A Banda EVA já tem encontro...
IMG_2741
Parar de fumar após o diagnóstico de câncer está associado a maior sobrevida, aponta estudo
Receber um diagnóstico de câncer costuma concentrar todas as atenções no tumor: qual é o estágio, quais...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos