Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

“Sedução e Morte no Judiciário”: Livro de Wadih Habib será lançado em Salvador

Um advogado, com carreira sólida e rotina previsível, vive uma noite fora do comum no Rio Vermelho, em Salvador. Ao voltar para pegar o carro, ao sair de um bar, é surpreendido por um estranho armado, obrigado a abrir o porta-malas e segurar uma arma. O homem desaparece tão rápido quanto surgiu. Horas depois, já em casa, ele decide abrir a mala. E o que encontra ali muda tudo! E agora? O que fazer diante de uma cena que mais parece saída de um pesadelo? Esse é o dilema enfrentado pelo personagem Severino, protagonista do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor e advogado Wadih Habib, que será lançado no dia 17 de junho, às 18h, no Auditório Torre América do Salvador Shopping Business, no bairro do Caminho das Árvores, na capital baiana.

Nascido em Pilão Arcado, Sertão baiano, no final dos anos 70, Severino é filho de Sr Severiano, que criava bodes e porcos para vender em uma barraca na feira da cidade, e de D. Maria, lavadeira, e teve uma infância humilde. Aos 12 anos, trabalhando na feira para colaborar financeiramente com a família, vê um homem vestido de forma destoante dos demais e pergunta qual profissão exercia e ele responde que era advogado e defende os fracos e oprimidos, com a espada da lei. E então surge o desejo em Severino de se tornar um advogado.

No livro, o protagonista cursa direito, é aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se torna Juiz. Porém, a vontade de defender as pessoas faz com que Severino decida mudar os rumos da vida e retomar a trajetória profissional como advogado. Já com 42 anos e uma carreira estabilizada, a ida ao bar em rua deserta e escura do Rio Vermelho para reencontrar o amigo Valdir se torna um ponto de partida de uma história de ficção cheia de suspense.

O processo criativo de “Sedução e Morte no Judiciário” é analisado pelo autor Wadih Habib. “Comecei a escrever o livro logo após ter acabado de ler a obra “Quando Nietzsche Chorou”, escrito por Irvin D. Yalom, em 2015. A ideia surgiu inicialmente a partir do contexto da vida de Severino. Escrevi o primeiro capítulo, que se chama ‘O Dilema’, e a história foi ganhando corpo”, conta o autor. A partir daí, ele começou a dar vida aos personagens que compõem a trama, como o advogado criminalista Valdir, também protagonista, a misteriosa Sofia e a médica Karina.

Mais informações:

Evento: Lançamento do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor e advogado Wadih Habib.
Data: 17 de junho (terça-feira).
Horário: 18h.
Local: Auditório Torre América, Salvador Shopping Business, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar