Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Semana boa para curtir de tudo um pouco na Casa da Mãe

Uma semana de muita música boa  aguarda os frequentadores da Casa da Mãe, com uma programação repleta de talento e diversidade. Na segunda-feira, dia 22 a Casa da Mãe dá início à semana com o show de Mãeana, com uma homenagem única a João Gilberto e João Gomes. Em um espetáculo que une bossa nova com  piseiro, Mãeana encanta o público com seu carisma e irreverência, todas as segundas-feiras, às 21h.

Na terça-feira, é a vez do Samba Jazz e do Sarau tomarem conta do espaço, trazendo música instrumental com charme no Samba Jazz e as surpresas do que ocorrer no palco com o Sarau gingado. E atenção, na quinta-feira, dia 25, temos  o último FUÁ da temporada com Ana Barroso e Guigga. Prepare-se para uma noite de clássicos do cancioneiro junino e canções autênticas, acompanhadas por um trio nordestino. Uma celebração da música regional que não pode ser perdida!

E na sexta-feira, a Casa da Mãe recebe Eloah para o ‘Samba de Leoha’, uma verdadeira experiência musical que atravessa os gêneros e as emoções. Não deixe de conferir essa voz única e visceral, que promete emocionar e envolver o público com sua arte autêntica. A semana termina em grande estilo no sábado, dia 27, com Sandra Simões apresentando seu show ‘Sou Bamba e Rock’n Roll’. Uma jornada musical que reflete a pluralidade e a essência da artista, com músicas autorais e releituras de grandes clássicos.

Confira a programação da semana:

SEGUNDA-FEIRA, dia 22 de abril – Mãeana – A semana musical na Casa da Mãe começa na segunda-feira, pontualmente às 21h, com o show da cantora carioca Mãeana, que faz show homenageando João Gilberto e João Gomes.  “Imaginar João Gilberto no piseiro e João Gomes na bossa nova foi a semente desse show”, conta a cantora, que é acompanhada de Bem Gil e Sebastian Notini. Mãeana realiza o show “JG – João Gomes e João Gilberto” desde agosto de 2022 na Casa da Mãe. O repertório junta repertório com as canções do pai da Bossa Nova, João Gilberto, e os piseiros de um dos mais famosos representantes do gênero, João Gomes. Os dois tem 70 anos de diferença, apesar da pouca distância que separam suas origens: Juazeiro, na Bahia, e Serrita, Pernambuco.

As primeiras músicas são uma fusão dos piseiros com as bossas, com arranjos que fazem com que não se sinta o corte entre uma parte e outra. Depois, vem uma de cada JG, separadas. Mãe Ana equilibra em cima do palco a adaptação das sagradas canções de bossa nova com um releitura um tanto cult dos piseiros – difícil negar esse aspecto, já que o original tem contexto, raça e público completamente distintos. Sob sua guia, ambas se tornam uma coisa só, passíveis de serem dançadas com sarradas e rebolado com quebradinha de lado, o que Ana faz timidamente, mas de forma suficiente para criar um clima cômico (e agregador).

Mãeana no show “JG – João Gomes e João Gilberto”

Segundas-feiras, 22 e 29 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 40,00

TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril – Samba Jazz e Sarau da Casa da Mãe – E a sempre aguardada terça-feira  da música instrumental , interpretada por Mathias Traut, Samuel Cabral, Tobias Möller, Jordi Amorim e Fernando Isaia volta essa semana, com o espaço do Samba-Jazz na cena musical de Salvador.

Terças-feiras, às 20h30

Valor do Couvert: 25,00

TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril – Sarau Casa da Mãe – Logo depois começa o Sarau Casa da Mãe, um  palco aberto para os artistas, que podem ser inscrever na hora e apresentar até três músicas. Tem artistas fixos que ajudam a manter viva a ideia do Sarau como Paulo Giron, Márcio Dubeó e Gil Vicente Tavares. O Sarau começa às 23:45 e a entrada é livre, sem couvert.

Sarau Casa da Mãe

Terças-feiras, às 23h45

Gratuito

  

QUINTA-FEIRA, dia 25 de abril – “Fuá”, com Ana Barroso e Guigga – E acontece quinta-feira o último Fúa, Ana Barroso e Guigga apresentam o show com clássicos do cancioneiro junino e canções que participam do repertório dos artistas acompanhados de um trio nordestino. Guigga é artista do sertão baiano, nascido e criado na cidade de Maracás. Foi o vencedor do Festival Nacional da Canção nos anos de 2015 e 2021. Agora se prepara para o lançamento do disco “Mar sobre Pedras” com o músico Tarcísio Santos. Atriz, cantora e compositora, Ana Barroso nasceu em Vitória da Conquista e renasceu em Jequié-BA, onde formou-se em Teatro pela UESB. Foi vencedora do FAMUS (2020) e fez seu disco de estreia “Cisco no Olho” (2021). Apresentou o OSBREGA Concerto para o Amor com a Orquestra Sinfônica da Bahia na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (2023) e no mesmo palco interpretou Irmã Dulce no Musical A Peleja da Santa Dulce dos Pobres. A artista é um elo entre o original e a tradição; em suas canções autorais, expressa a beleza e a peleja que a vida incorpora na sua e em outras existências.

“Fuá”, com Ana Barroso de Guigga

Quinta-feira, 25 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 35,00

SEXTA-FEIRA, dia 26 de abril – “Samba de Leoha”, com Eloah – E começando o fim  de  semana na Casa da Mãe temos o Samba de Leoha, com Eloah. Dona de uma voz única, Eloha é uma multiartista vinda do Litoral Sul da Bahia. Mulher preta, bissexual e mãe-solo com mais de 20 anos de palco e “30 anos de guerra”, como afirma em “Mais de 30”, seu lançamento mais recente. O show conta com além de Eloah Monteiro, com Ágatha Clarissa, Garotinho 7cordas e Amanda Quadros. Por do meio samba, a multiartista canta os desafios e conquistas da mulher preta nas suas composições e tem como principal marca sua voz potente e versátil. Também é conhecida pelo traço visceral da sua obra e seu poder de emocionar, seja pelo seu timbre que atravessa, seja pelos temas sensíveis que aborda.

Em 2024, ela se prepara para a gravação de um EP de sambas inéditos e estreia também o “Samba da Leoah” que existe desde 2021 em Salvador, com um repertótio diverso que representa bem o samba brasileiro com uma roda de samba que passeia pelas múltiplas vertentes do gênero, inclusive pelas variações afro-baianas.

 

Samba de Leoha, com Eloah

Sexta-feira, dia 26 de abril, às 22h

Valor do Couvert: 35,00

 

SÁBADO, dia 27 de abril – Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock’n Roll” – E retorna esse sábado a cantora e compositora, Sandra Simões apresentando as músicas do seu famoso CD Sou Bamba e Rock’n Roll”, além de outras canções que compõem repertórios de shows já realizados por ela. O álbum traz músicas autorais, algumas já apresentadas ao público ao longo de sua carreira, e releituras de artistas que influenciam seu trabalho. Com repertório que se apropria de elementos musicais do samba, rock, maxixe, tango e outros gêneros, reflete a pluralidade de Sandra Simões, que consegue transitar entre diferentes ritmos, sem perder a essência da sua personalidade musical.

Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock’n Roll”

Sábado, 27 abril, às 22h

Valor do Couvert: 35,00

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!