Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Semob vai descentralizar vistorias para veículos de transporte particular

Para oferecer mais comodidade aos permissionários que atuam com transporte particular regulamentado em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá descentralizar o serviço de vistorias. O procedimento, que era realizado pela pasta, passará a acontecer através de Instituições Técnicas Licenciadas (ITL). Com isso, quem atua com os serviços de táxi, mototáxi, transporte escolar e veículos de turismo poderá realizar a atividade em empresas da cidade que já realizam este tipo de serviço.

 

Um Acordo de Cooperação Técnica será firmado entre a Semob e as empresas do setor que já atuam na capital baiana, e o procedimento já poderá ser realizado quando iniciar o período de vistorias para o segundo semestre, de acordo com calendário que será divulgado. As empresas não prestarão nenhum serviço à Prefeitura, sendo a atividade realizada exclusivamente entre particulares. O permissionário poderá fazer a vistoria na empresa definida pela Semob, e deverá entregar ao órgão o laudo com o resultado da inspeção.

 

Algumas empresas que atuam com o serviço já foram identificadas em visitas prévias realizadas por técnicos da pasta e estão aprovadas para prestar esse atendimento. De acordo com o secretário de mobilidade, Pablo Souza, a novidade já foi discutida com os representantes das categorias.

 

“Esta é uma iniciativa que visa trazer mais facilidade ao permissionário, permitindo que ele realize o serviço de forma mais ágil, sem deixar de ter a credibilidade do resultado, uma vez que terá sido feito com uma empresa especializada”, explicou.

 

Os demais passos da vistoria permanecem os mesmos, sem mudanças nos custos para os permissionários, que deverão agendar o atendimento e comparecer à sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae) para entregar a documentação necessária, respeitando o calendário de vistoria para cada categoria. Não haverá mudanças nos demais procedimentos internos que já são realizados normalmente.

 

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!