Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Solenidade de São Pedro celebra fé, tradição e comunidade no Centro Histórico de Salvador

No próximo sábado, dia 28 de junho, às 9h30, será realizada a tradicional Solenidade de São Pedro, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada na Praça Quinze de Novembro, Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A missa será presidida por Dom Arquiabade Emanuel D’Able do Amaral, e contará com a participação dos Irmãos da Irmandade de São Pedro dos Clérigos. Os clérigos devem comparecer com paramento vermelho (casula)Clarindo Silva, dono da Cantina da Lua participa ativamente das celebrações :  “a Igreja de São Pedro dos Clérigos está colada aqui na Cantina da Lua. Participo da festa há anos. É sempre um momento de fé e emoção.”, diz ele.

A celebração marca o resgate de uma das festas religiosas mais significativas da Igreja Católica, que este ano retorna com força total, após um intervalo na programação. “Estamos trazendo de volta uma festa que fala da nossa história, da nossa fé e da nossa gente”, afirma o padre Valson Sandes, provedor da Irmandade, ao lado do padre Valter Rui (tesoureiro) e do padre Hermano Conceição (secretário). Os três lideram uma nova gestão comprometida com o cuidado, a espiritualidade e a integração da Igreja com a comunidade local.

A reabertura da celebração conta com o apoio entusiasmado de Clarindo Silva, guardião cultural do Centro Histórico e anfitrião da Cantina da Lua, tradicional reduto de resistência e cultura afro-baiana. “Antes mesmo de pedir, ele já estava disposto a colaborar. Foi como se Deus tivesse falado através dele”, conta padre Valson. Clarindo, com sua fé viva e presença constante nas lutas pela valorização do Pelourinho, ajoelhou-se diante do Santíssimo e das imagens de São Pedro e São Paulo ao visitar a igreja, emocionado com a revitalização do espaço.

A Igreja de São Pedro dos Clérigos é uma joia do patrimônio histórico e espiritual da cidade. Construída no século XVIII em estilo rococó e neoclássico, tombada pelo IPHAN desde 1938, ela abriga a Irmandade formada exclusivamente por padres e está aberta para acolher todos os fiéis que desejam homenagear o apóstolo Pedro — pescador de homens, pedra sobre a qual Jesus edificou a Igreja e primeiro Papa da tradição cristã.

Padroeiro dos pescadores, das viúvas e da Igreja Católica, São Pedro é um santo querido e celebrado com fé e alegria. Sua solenidade não é apenas um rito litúrgico, mas um símbolo de unidade e resistência. “Queremos reunir o povo do Centro Histórico, a imprensa, os moradores, os devotos, os pescadores, as viúvas, todos que sentem em São Pedro um protetor e guia. Esta é a igreja do povo, da fé viva, da esperança”, reforça o padre Valson.

SERVIÇO:
Solenidade de São Pedro
Igreja São Pedro dos Clérigos (Praça Quinze de Novembro, Centro Histórico – Salvador/BA)
Sábado, 28 de junho de 2025
9h30
Clérigos: paramento vermelho (casula) Presidida por Dom Arquiabade Emanuel D’Able do Amaral, OSB
Participação dos Irmãos da Irmandade de São Pedro dos Clérigos
Missa aberta à comunidade

Veja também

estátua Cristiano
Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada na Ilha da Madeira, em Portugal
A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7, em Funchal, na Ilha da Madeira,...
WhatsApp Image 2026-01-19 at 16.52
Vitória e Juazeirense nesta quarta-feira na TVE
Nesta quarta-feira (21), a partir das 19h, a TVE exibe Vitória e Juazeirense, pela quarta rodada do Campeonato...
unnamed
Banda Parangolé fará apresentação gratuita no Shopping da Bahia
Show marca a estreia de edições especiais do programa Buxixo, da Piatã FM, na Praça de Verão do empreendimento...
exame urologico
Check-up urológico: quem precisa fazer, quando começar e quais exames envolve?
Homens e mulheres devem cuidar da saúde urológica, mas ao primeiro grupo é recomendado passar por avaliação...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar