Salvador, 15 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

STF reabre julgamento sobre responsabilidade das redes por conteúdos

O Supremo Tribunal Federal (STF) reabriu há pouco o julgamento sobre a responsabilização civil das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários.

A Corte entrou na sexta sessão consecutiva para julgar o caso. Até o momento, o placar da votação é de 2 votos a 0 pela responsabilização das plataformas.

Na sessão de hoje, o julgamento será retomado com o voto do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Na semana passada, Barroso adiantou pedido de vista e interrompeu a análise do caso.

O STF  julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

De acordo com o Artigo 19, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.

Os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux já votaram a favor da responsabilização. De acordo com os ministros, as plataformas devem retirar, após notificação extrajudicial, conteúdos considerados ilegais, como mensagens com ataques à democracia, incitação à violência, racismo, entre outras.

Entenda

O plenário do STF julga dois processos que discutem a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar a decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o Supremo discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.

Agência Brasil

Veja também

_pin9086
Move Brasil terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos
Programa permanente financia carros e motos para trabalhadores O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
11042023-pzzb9205
STF define rito de sessão que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
Relatório será lido pelo ministro Edson Fachin, atual relator do caso O Supremo Tribunal Federal (STF)...
55529339220_7692072b6b_k
Bahia (finalmente) vence o Remo e entra no G-4 do Brasileirão
Que alívio, Bahia. Mesmo seguindo com uma sequência de 11 jogos de invencibilidade, a torcida do Bahia...
morto
Filho de cantor do Olodum morre após bater moto em rolo compactador
Um homem de 39 anos morreu após bater a moto que pilotava contra um rolo compactador usado em obras na...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos