Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Subnotificação de acidentes de trabalho chega a 85%, alerta SAFITEBA

Domingo, 28 Abril, é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Mundial de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data chama a atenção para a necessidade de elaboração de estratégias para a garantia de um ambiente laboral seguro e saudável e para a promoção do trabalho decente, conforme preconiza a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas, de acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA), a falta de investimentos na Inspeção do Trabalho e na valorização da carreira precariza o serviço público e promove a subnotificação dos dados.

Enquanto no período de janeiro a abril de 2023, foram registrados na Bahia 3.169 acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com 24 óbitos, entre 1° de janeiro e 18 de abril de 2024, foram apenas 565 acidentes, com 03 óbitos. A suposta queda está relacionada ao baixo número de Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) em ação para realizar as inspeções . Atualmente, pouco mais de 50 estão em atividade em toda a Bahia.

“A Inspeção vive uma grave crise. Com o descaso de governos anteriores, chegamos ao enorme nível histórico de AFTs em atividade. Além disso, a carreira aguarda uma demonstração de valorização do atual governo que opta por atender reivindicações de algumas carreiras em detrimento de outras, demonstrando um desapreço pelos Auditores que operacionalizam políticas importantes, como a prevenção de acidentes de trabalho”, reflete o vice-presidente do SAFITEBA, Mário Diniz.

Na Pesquisa Nacional de Saúde publicada pelo IBGE, junto com o Ministério da Saúde, em 2015, já se estimava uma subnotificação de até 85%, dependendo do setor. Essa constante queda dos registros em, um estado que tem alta taxa de informalidade nas relações de trabalho, de acidentes e adoecimento laboral, reflete na desregulamentação da proteção de trabalhadores e trabalhadoras. É preciso que o governo cumpra os compromissos firmados para a superação dos desafios na construção de um ambiente saudável e seguro.

Leia Mais
Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022
Foto ilustrativa: Elza Fiuza – Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

vacina covid
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
País publicou primeiro artigo científico sobre testes de segurança O Brasil está prestes a ter uma vacina...
unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...
WhatsApp Image 2025-10-08 at 07.51
Salvador inicia implantação de tecnologia inovadora de controle do Aedes aegypti nesta quinta-feira (9)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),...
Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 21 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.925 da Mega-Sena...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!