Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Subúrbio 360 abre inscrições para turma mista de ballet

Crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos que desejam fazer ballet já podem aprender os primeiros passos da dança através das oficinas gratuitas oferecidas no Subúrbio 360, em Coutos. As matrículas para a turma mista estão abertas e devem ser efetuadas na secretaria do próprio espaço, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h. As aulas iniciam no próximo dia 16 e acontecerão às segundas e quintas-feiras, sempre às 18h.

A dinâmica da oficina utiliza recursos didáticos para facilitar o aprendizado do conteúdo incluindo prática de contação de histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões e elásticos). Os grupos são divididos em turmas para iniciantes e de aprendizado intermediário. Animado com a chegada de novos alunos, o artista e professor de arte do Subúrbio 360, UZ Cavalcante, convida a comunidade da região a se inscrever.

“É muito mais que aprender técnicas da dança. Além de incentivar e revelar talentos, as aulas ajudam na formação da cidadania das crianças, adolescentes, jovens e das famílias. Trata-se de uma ferramenta social fundamental para a comunidade do Subúrbio. O intuito das nossas oficinas é formar cidadãos e cidadãs, a partir de cada linguagem artística. Oferecemos muitas modalidades gratuitas para atender a todos os gostos da nossa comunidade. Venham todos!”, reforça o professor.

Além das oficinas de ballet, o Subúrbio 360 oferece aulas de dança urbana, dança afro, capoeira, ritmos, teatro, futsal, taekwondo, jiu-jitsu e karatê. O equipamento também promove partidas de futebol e basquete para a comunidade.

Documentação – Os documentos necessários para a efetivação da matrícula nas oficinas são: carteira de identidade, boletim (nos casos das crianças e adolescentes), comprovante de residência e calendário de vacinação.

Alunos com idade inferior aos 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que também terão que apresentar a carteira de identidade para garantir a inscrição. Para a rematrícula é necessário apresentar o crachá de entrada do ano anterior.

Socialização – Para socializar as atividades dessas oficinas, são promovidas rodas culturais a cada semestre. “O objetivo das oficinas oferecidas no Subúrbio 360 é proporcionar à comunidade a oportunidade de se conhecer, se integrar e despertar o desejo de praticar esportes e fomentar a cultura local”, frisa a gestora do equipamento, Cintya Bitencourt.

As práticas esportivas fomentam campeonatos e torneios ao longo do ano. Já o ponto alto das oficinas culturais inspira o “Show de Talentos”, festival anual que promove os talentos da comunidade, através de apresentações abertas ao público e com participação de moradores do Subúrbio Ferroviário.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Veja também

bolsa-familia
Caixa paga Bolsa Família de agosto a beneficiários com NIS de final 7
Valor médio do benefício neste mês está em R$ 678,35 A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira...
Candidaturas negras
Candidaturas negras avançam e se aproximam de perfil racial do país
Apesar de avanço, recursos serão menores para pretos e pardos Levantamento feito a partir do total de...
PM
PM ocupa cinco comunidades do Complexo de Israel, no Rio
Ocupação será por tempo indeterminado A Polícia Militar (PM) está ocupando, por prazo indeterminado,...
image
Festival Nossa, que Palhaçada! abre inscrições para curso gratuito “A Arte de Ser Palhaço” em Salvador
Formação ministrada por João Lima será realizada Salvador e integra programação da terceira edição do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026