Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sumitomo Rubber Industries adquire direitos globais da marca Dunlop Pneus na Europa, América do Norte e Oceania

A Sumitomo Rubber Industries, Ltd. assinou em 8 de janeiro, no horário padrão do Japão (7 de janeiro, no horário dos EUA), um Contrato de Compra para adquirir da The Goodyear Tire & Rubber Company (doravante “Goodyear”) a marca registrada Dunlop e outros direitos para pneus de quatro rodas na Europa, América do Norte e Oceania. O valor da aquisição é de US$ 526 milhões, incluindo um pagamento adicional de US$ 105 milhões como taxa de suporte à transição, facilitando a migração dos clientes Dunlop na Europa, bem como o preço de compra de estoques e outros itens no momento do fechamento.

Com essa aquisição, a empresa poderá operar seus negócios globais de pneus sob a marca Dunlop, com exceção de determinadas regiões e produtos, como Índia, Malásia, Cingapura e Brunei para pneus de quatro rodas, além de Índia, Europa e Oceania para pneus de motocicleta.

Visão de futuro para a marca Dunlop

A Dunlop tem como objetivo se estabelecer como uma marca de pneus premium no mercado global. Alavancando sua rica herança e forte reconhecimento de marca, a empresa busca se diferenciar por meio de produtos inovadores que integram tecnologias de ponta, atendendo às necessidades em constante evolução da mobilidade de próxima geração.

Especificamente, o foco será em novos produtos que incorporam a tecnologia inovadora “Active Tread” (pneus inovadores para todas as estações, recém-lançados, que se adaptam a qualquer condição de estrada), pneus originais para veículos premium e no segmento de esportes motorizados.

Além disso, para a marca Falken, também uma marca do grupo Sumitomo Rubber presente na Europa, América do Norte e Oceania, serão utilizados recursos de planejamento e marketing desenvolvidos em cada região para lançar produtos ousados e únicos que atendam ao público fiel da marca. Com uma abordagem de negócios baseada em duas marcas, a empresa pretende aumentar o volume de vendas em cada região e ampliar a proporção de produtos premium, que são os pneus diferenciados definidos pela empresa, incluindo os modelos para SUVs e veículos de passeio com 18 polegadas ou mais.

Fortalecimento global da marca

A Dunlop será posicionada como a principal marca do grupo, com atividades de fortalecimento conduzidas em conjunto pelos negócios de pneus e esportes. O investimento em esportes motorizados e atividades globais de marketing no tênis será acelerado, com o objetivo de aumentar o valor da marca Dunlop em todo o mundo, consolidando-a como a escolha preferida dos clientes.

Comentário do Presidente e CEO, Satoru Yamamoto

“Nossa empresa tem um histórico de aquisições da marca Dunlop em vários países na década de 1980 e de produção e venda de pneus Dunlop na Europa e América do Norte, além do Japão. Essa aquisição é uma grande oportunidade para o nosso grupo, permitindo-nos usar a marca Dunlop em quase todo o mundo.

No futuro, maximizaremos o potencial da marca Dunlop, tanto nas novas regiões adquiridas quanto nas existentes, acelerando nossos esforços para concretizar nosso propósito: Por meio da inovação, criaremos um futuro de alegria e bem-estar para todos.”

Janeiro de 2025

Sobre a Dunlop – A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2023, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar