Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sylvia Patrícia e Sandra de Sá fazem show em homenagem ao Samba Rock pelo Festival da Cidade

A cantora, compositora e instrumentista Sylvia Patrícia preparou um show especial em homenagem ao Samba Rock e convidou Sandra de Sá para subir ao palco com ela e fazer uma participação especial, no próximo sábado, 16 de março, às 21h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O show, que é gratuito e faz parte da rica programação do Festival da Cidade 2024, promovido pela Prefeitura de Salvador. A direção musical leva a assinatura do tecladista Sacha Amback. A banda que acompanhará as artistas é formada por Alex Mesquita (guitarra), Alexandre Vieira (baixo), Emerson Cunha (teclados), Robinson Cunha(bateria) e Giba (percussão).

O Samba Rock é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro nos anos 60 e que mistura samba, jazz, rock, soul e bebob. O projeto nasceu da admiração de Sylvia por esse gênero musical: “Eu comecei a aprender violão entre os 8 e 9 anos de idade e aprendia através das músicas que minha professora ensinava, nos anos 70. Claro que as músicas que eram baseadas nesse instrumento eram as mais bacanas pra aprender e desse jeito o Samba Rock foi fundamental, tanto na minha formação, quanto no meu estilo de fazer música, nessa mistura que é a minha música”, revela Sylvia Patrícia.

A artista diz ainda que foi fortemente influenciada por esse gênero e que sempre inclui algo com essa levada nos seus discos e nos shows. “Sobretudo quando comecei a fazer apresentações fora do Brasil, senti cada vez mais forte a identidade da música brasileira com o Samba Rock. Daí nasceu essa vontade de fazer uma homenagem a esse estilo musical que surgiu, ainda sem se reconhecer, lá pelos anos 40 através de Jackson do Pandeiro e que se fortaleceu com Benjor, Tim, Simonal e que hoje é tão universal.. a música “Mas Que Nada”,  por exemplo, (que eu toco sempre no meu mini trio elétrico , o Tuk Tuk Sonoro no Carnaval da Bahia) já teve versões nas vozes de  artistas tão diferentes como Ella Fitzgerald, Oscar Peterson, Dizzy Gillespie, Al Jarreau, Sergio Mendes, Tamba Trio, Elza Soares, e Coldplay… por isso pra mim é tão bacana fazer esse projeto no aniversário da minha cidade: Isso é Samba Rock, Salvador!”, declara entusiasmada.

No repertório escolhido a dedo por Sylvia serão tocados outros clássicos da nossa música como “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor,  “Réu Confesso”  e   “Sossego” de Tim Maia, “Mina do Condomínio” e  “Burguesinha”, de Seu Jorge , “Fato Consumado” de  Djavan,  “Chiclete com Banana” ,de  Gordurinha e Almira Castilho, “SOS Solidão” de  Lulu Santos, entre outras. E a canção de Sylvia, “Lágrimas e Vodka”, também faz parte do repertório.

 

Sobre Sylvia Patrícia

Sylvia Patrícia é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e transita também em outras linguagens artísticas, como desenho, ilustração e pintura. Desde 2020 é membro do grupo de pesquisa em animação CRICA – Criar Para Crianças, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Lançou o primeiro álbum em 1989, pelo qual recebeu o Premio da Música Brasileira Ano III como revelação Pop-Rock 1990 (antigo Premio Sharp de Música) e emplacou vários hits como “Marca de Amor Não Sai”, “Mil Pedaçoes e…Crac!”, “Cenas de Violência e Tensão” , “Sua Mãe, Uma TV e Um Gato”, “Amor é..”, entre outros. Natural de Salvador, é Bacharel em Canto pela Faculdade Paulista de Arte, e pós graduada em Trilha Sonora para Audiovisual.

Finalista em três prêmios internacionais, (Hollywood Music and Media Awards, International Brazilian Press Awards e Best Videoclipe no London Music Video Festival 2021), tem sete CDs, dois DVDs, Eps, e álbuns lançados no Japão, Espanha e Itália. Com músicas em mais de 70 coletâneas internacionais, vem agradando audiências ao redor do mundo desde 2004, quando iniciou a carreira internacional.

Inovou no carnaval de Salvador com o “Tuk Tuk Sonoro”, uma moto mini trio elétrico que arrasta uma legião de fãs pela cidade. Sylvia lançou um novo projeto em 2023, “Existe Amor em SP, deste, a música “Vinho e Terroir”, teve clipe gravado na área externa do Teatro Castro Alves , “Beat Chic”,  cenas gravadas na mítica praia de Arembepe, na Bahia. E acaba de lançar uma nova música, “Por todas As Ruas”, com vídeo clipe gravado no show que realizou na Festa de Yemanjá esse ano.

Durante o isolamento social a artista manteve o contato com seu público realizando inúmeras lives ou performances no seu home estúdio, como nas webséries “NuEstudio” do seu canal do youtube: https://bit.ly/3qo2ACd  ou na série SPeciarias Musicais” onde fala sobre os bastidores da carreira https://bit.ly/3Ep8O9L

E  venceu dois editais para apresentações On Line:  o edital Ondas da Cultura, da FUNARJ  https://youtu.be/STj6_yCIjwk   e o edital Líricas Femininas do SESC https://youtu.be/wz9b-eDQ6jw

Sylvia Patricia também é uma ativista pelos direitos das mulheres e dos negros, e sua música frequentemente aborda temas de igualdade e justiça social.

 @sylviapatriciaoficial

 @sylviapatricia

 sylviapatriciamusic

Site Oficial: www.sylviapatricia.com.br

Serviço:

Show de Sylvia Patrícia em homenagem ao Samba Rock, no Festival da Cidade 2024

Participação especial de Sandra de Sá

Sábado, 16 de março, às 21h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho

Gratuito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar