Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Teatro gratuito para mais de 1.200 crianças e jovens de escolas públicas de Salvador

Criado em 2016 pela diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro, projeto Pé de Feijão Arte e Educação segue em sua terceira edição promovendo um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas, unindo arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade.

 

Nesses próximos meses de abril, maio e junho, integrando também a programação de “O Vila Ocupa a Cidade”, o projeto apresentará 12 sessões gratuitas de espetáculos de teatro e dança para mais de 1.200 crianças, jovens e educadores de escolas públicas, projetos sociais e comunidades, em espaços tradicionais do circuito cultural baiano, como o Teatro do SESC-SENAC Pelourinho e o Teatro do Goethe-Institut Salvador.

 

As obras escolhidas – “O Mundo das Minhas Palavras” (Núcleo Teatro Viável/Salvador), “Debaixo D’água” (dança/Coletivo Trippé – Juazeiro) e “Saudades, João” (teatro/Salvador) – trazem uma perspectiva de inclusão e reflexão sobre a infância e a juventude e seus saberes ligados à identidade, à liberdade, ao meio ambiente e a diferentes contextos sociais, com o objetivo de criar vínculos de aproximação e diálogo com a realidade social do público. Vale pontuar que, uma das sessões de cada espetáculo contará com tradução em libras e audiodescrição, alinhando-se assim à inclusão de pessoas em seus diferentes grupos.

 

“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do projeto.

 

Pessoas interessadas em levar escolas públicas, ONGs e projetos sociais às apresentações do projeto Pé de Feijão, podem entrar em contato pelo telefone (71) 99275-1353. Para mais informações, acesse o instagram @projetopedefeijao

 

O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio do Instituto Neoenergia, pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

 

Confira aqui a programação completa dos espetáculos

 

Espetáculo “O Mundo das Minhas Palavras” (Teatro)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 24 e 25 de abril

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

 

A construção de vocabulários e significados. Este é o ponto de partida da montagem “O Mundo das Minhas Palavras”, vencedora do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil. Em cena, os artistas Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, que se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papeis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo uma reflexão sobre o assunto.

 

A montagem é uma produção do Núcleo Teatro Viável. A dramaturgia e direção é de Wanderley Meira, que divide esta última função com o diretor Guilherme Hunder. De forma lúdica e musical, a dramaturgia apresenta a constituição da linguagem como campo de interação das crianças com o mundo e com as outras pessoas. A forma como as palavras vão sendo capturadas e guardadas pelas crianças vai influenciar diretamente na construção de suas personalidades e seus discursos pessoais, sociais e e políticos.

 

Espetáculo “Debaixo D’Água” (Dança)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 21 e 22 de maio

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

 

Um convite a mergulhar em um mundo de aventuras, Debaixo D’Água é um espetáculo de dança que reúne as peripécias de quatro brincantes que dão vida a objetos inanimados. Baldes, garrafas e sacolas viram animais aquáticos e outros despropósitos, em um jogo onde o mais importante é estar junto. Aqui, dança-se a água, sua importância e sua falta, dança-se com suas histórias e seus problemas, para que o olhar da criança se atente para suas belezas. A obra traz discussões ambientais de forma lúdica, incentiva a imaginação das crianças brincando com materiais reciclados. Chamada de uma “aventura flutuante” por seus criadores, o espetáculo cria coreografias com temas do mundo da água, pensando em discutir com as crianças sobre sua importância e preservação. Direção e dramaturgia: Adriano Alves. Criação coreográfica e bailarinos: Natália Agla, Mary Ane Nascimento, Adriano Alves e Wagner Damasceno. Uma criação do Trippé Coletivo, grupo artístico de Juazeiro.

 

Espetáculo “Saudades, João” (Teatro)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 11 e 12 de junho

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

 

Esta obra é uma celebração às tradições culturais do povo nordestino. Indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2023, “Saudades, João” aborda elementos típicos juninos e do sertão, transportando o espectador para o universo da festa de São João, ambientando-o através de diversas referências ligadas aos festejos juninos. É um espetáculo para crianças de todas as idades. O espetáculo conta a história de João, um menino de 12 anos que está se isolando do mundo, devido a uma intensa tristeza em razão da recente perda do avô. Ele é obrigado pelos pais a ir para festa que sua avó está organizando, festa essa que sempre foi organizada por seu avô, sendo a primeira desde o trágico acontecimento. Texto: Ruan Passos. Direção: Íris Faria. Elenco: Beatriz Pinho, Camila Souza, Elen Rodrigues, Fau Mascarenhas, Igor Andrade, Jorge Cortes, Juliette Nascimento, Leonardo Lacerda, Ruan Passos e Thiago Vasconcelos.

 

TRANSFORMANDO ENERGIA EM CULTURA

 

Aprovado pela segunda vez consecutiva pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, através do Fazcultura, o programa de formação do Teatro Vila Velha, em sua edição passada (2023), contemplou diretamente com as apresentações de espetáculos e as contações de histórias para crianças e jovens de escolas e instituições públicas, além das atividades para educadores, oficina de mediação e dos encontros com educadores, um total de 2.998 pessoas (duas mil novecentos e noventa e oito).

 

SOBRE O TEATRO VILA VELHA

Prestes a completar 60 anos, em 31 de julho de 2024, o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Foi fundado em 1964 pela Companhia Teatro dos Novos, e está localizado em Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila passa por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa “O Vila Ocupa a Cidade”, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.

 

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA

 

O Instituto Neoenergia integra o Investimento Social Privado da Neoenergia e promove ações que contribuem para a transformação das pessoas e do planeta nas regiões onde a empresa opera seus negócios. Por meio do desenvolvimento de programas e projetos próprios, além do apoio a iniciativas com uso de leis de incentivo, estimula o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil, enfrentando desafios relacionados às questões econômicas, sociais e ambientais. Trabalha em prol da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como pelo combate às mudanças climáticas e pela conservação da biodiversidade, por meio de cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

 

Impactar positivamente a sociedade, criando um legado de sustentabilidade, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é o principal objetivo do Instituto Neoenergia; concentrando sua energia em apoiar a construção de uma realidade melhor, buscando contribuir para que as gerações futuras desfrutem de um mundo com mais justiça, equidade e oportunidade para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

ferry
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
bola-futebol-e1677854496474
Semifinais do Intermunicipal 2025 são definidas; veja confrontos
As semifinais do Campeonato Intermunicipal 2025 foram definidas. Após o fim das partidas realizadas no...
Drª Marianna Andrade, chefe da Cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador
Diagnosticar arritmia cedo reduz risco de AVC e pode levar à cura
Especialista alerta para alta de casos no país e destaca avanços que permitem tratar e, em muitos casos,...
Foto Ilustrativa Ezequias Ramos
Escolas iniciam aplicação de nova fase das provas do SABE, nesta segunda (10)
As escolas das redes estadual e municipais de ensino iniciam, nesta segunda-feira (10), a aplicação das...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!